top of page

Unidade e Santificação em Cristo

Atualizado: 16 de mai.

Liturgia Diária:

Dia 15/05/2024 - Quarta-feira

 

Evangelho: João 17,11b-19

“Pai Santo, guarda-os em teu nome, aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, eu os guardava em teu nome; aqueles que me deste, eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Mas agora vou para ti, e falo estas coisas no mundo para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. Eu lhes dei a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os protejas do mal. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade.”


ilustração baseada em João 17:11b-19, mostrando Jesus orando fervorosamente por seus discípulos em um jardim sereno à noite.

 

Reflexão:

Na oração sacerdotal de Jesus, encontrada em João 17,11b-19, Cristo intercede por seus discípulos diante do Pai, enfatizando temas cruciais como a unidade e a santificação. Esta passagem é um profundo reflexo da comunhão entre Jesus e o Pai, estendida aos seus seguidores.

Jesus pede que seus discípulos sejam guardados em unidade, refletindo a unidade perfeita da Trindade. Esta solicitação revela o desejo de que a igreja seja um testemunho vivo da comunhão divina, essencial para o seu testemunho no mundo. A unidade dos cristãos serve como um poderoso sinal do amor divino e da verdade do evangelho.

A relação dos discípulos com o mundo é marcada por tensão. Eles são odiados pelo mundo porquê, assim como Jesus, não pertencem a ele. Esta não-conformidade é resultado da aceitação da palavra de Deus, que os separa e os santifica. Jesus não pede que sejam removidos do mundo, mas que sejam protegidos do mal, sublinhando a necessidade de permanecerem no mundo para testemunhar, embora não sejam parte de suas convenções e corrupções.

A santificação que Jesus pede é através da verdade, a qual é a palavra de Deus. Este processo de santificação envolve uma transformação profunda, que os capacita a cumprir sua missão no mundo. Jesus, ao se santificar, mostra o caminho pelo qual eles também devem passar: uma entrega completa à vontade de Deus para a redenção do mundo.

Esta passagem desafia cada cristão a considerar sua própria relação com o mundo e com a comunidade de fé. Como membros da igreja, estamos chamados a buscar a unidade e a viver segundo a verdade que santifica, preparando-nos para servir e amar em um mundo que frequentemente não compreende ou rejeita o evangelho.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. De que maneira posso contribuir para a unidade na minha comunidade eclesial, refletindo a unidade entre Jesus e o Pai?

2. Como posso viver de maneira santificada em um mundo que muitas vezes rejeita os valores cristãos?

3. Em que áreas da minha vida preciso permitir que a verdade de Deus me transforme mais profundamente?

 

Mensagem final:

Que, ao buscarmos santidade e unidade em Cristo, possamos ser faróis de sua verdade e amor em um mundo que precisa tanto de esperança. Que nossa presença seja um testemunho do poder transformador do evangelho.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page