top of page

Tesouros no Céu e Olhos Luminosos

Liturgia Diária:

Dia 21/06/2024 - Sexta-feira

 

Evangelho: Mateus 6,19-23

“Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e onde os ladrões arrombam e roubam.

Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam.

Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;

se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão tais trevas!”


ilustração hiper-realista da cena descrita em Mateus 6:19-23, onde Jesus ensina sobre armazenar tesouros no céu em vez de na terra, em uma colina tranquila com seguidores atentos ao seu redor.

 

Reflexão:

O Evangelho de hoje nos desafia a refletir sobre onde colocamos nosso coração e nossos verdadeiros tesouros. Jesus nos exorta a não acumular tesouros na terra, mas a buscar riquezas que têm valor eterno, armazenando tesouros no céu.

“Não acumuleis para vós tesouros na terra.” Jesus alerta sobre a efemeridade dos bens materiais, que estão sujeitos à destruição e ao roubo. Santo Agostinho nos ensina que os bens terrenos são transitórios e, portanto, não devem ser o objetivo principal de nossa vida. O verdadeiro tesouro é aquele que permanece eternamente, reservado nos céus.

“Ajuntai para vós tesouros no céu.” Esta é uma chamada à vida virtuosa, focada em obras de amor, misericórdia e justiça, que têm valor eterno. São João Crisóstomo explica que os tesouros celestes são os frutos das boas obras, que refletem nossa fé e amor a Deus. Estes tesouros não são vulneráveis à corrupção ou ao roubo, pois estão guardados com segurança em Deus.

“Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Esta declaração nos convida a examinar onde realmente está nosso coração. Santo Tomás de Aquino observa que o objeto de nosso amor revela nossa verdadeira inclinação e prioridade. Se nosso coração está voltado para os bens eternos, nossa vida refletirá essa orientação através de nossas ações e escolhas.

“A lâmpada do corpo são os olhos.” Jesus usa a metáfora dos olhos para ilustrar a importância de uma visão espiritual correta. Se nossos olhos forem bons, ou seja, se nossa visão moral e espiritual for clara e pura, todo nosso ser será iluminado. São Basílio o Grande ensina que olhos bons são aqueles que buscam o bem e a verdade, trazendo luz à nossa vida.

“Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.” Olhos maus representam uma visão distorcida, guiada pelo egoísmo e pelo pecado, que obscurece nossa alma. Santo Ambrósio destaca que a corrupção interior se manifesta através de uma visão moral deturpada, levando à escuridão espiritual.

A mensagem de Jesus é um chamado à conversão do coração e à busca de uma vida centrada nos valores do Reino de Deus. Somos convidados a direcionar nosso coração e nossas ações para os tesouros celestes, cultivando uma visão espiritual que ilumine todo nosso ser.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Onde estou acumulando meus tesouros: na terra ou no céu?

2. Como posso direcionar meu coração mais plenamente para os valores eternos do Reino de Deus?

3. Minha visão espiritual está clara e iluminada, ou está obscurecida por desejos terrenos e pecaminosos?

 

Mensagem final:

Que possamos buscar tesouros no céu, vivendo uma vida de virtude e amor, e cultivando uma visão espiritual clara que ilumine todo o nosso ser. Que nosso coração esteja sempre voltado para Deus e para os valores eternos do Seu Reino.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page