Liturgia Diária:
Dia 09/11/2024 - Sábado
Evangelho: João 2,13-22
“Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. No templo encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, juntamente com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e derrubou suas mesas. E disse aos que vendiam pombas: ‘Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio.’ Seus discípulos lembraram-se do que está escrito: ‘O zelo por tua casa me devorará.’ Então os judeus lhe perguntaram: ‘Que sinal nos mostras para fazeres isto?’ Jesus lhes respondeu: ‘Destruí este templo, e em três dias o levantarei.’ Os judeus então disseram: ‘Este templo foi construído em quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?’ Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ele ressuscitou dos mortos, seus discípulos lembraram-se de que ele dissera isto, e creram na Escritura e na palavra que Jesus tinha dito.”
Reflexão:
No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra um lado de sua missão que muitas vezes surpreende: o zelo pela casa de Deus. Ao expulsar os vendedores do templo, Jesus deixa claro que a casa de seu Pai não pode ser um local de comércio, mas um lugar de adoração e respeito. Esta atitude de Jesus reflete o profundo respeito que Ele tem pelo sagrado e por tudo o que pertence a Deus.
Contudo, a mensagem vai além de uma limpeza do templo físico. Jesus, ao falar que reconstruirá o templo em três dias, refere-se ao seu próprio corpo, indicando que Ele é o verdadeiro templo de Deus. A destruição e reconstrução que menciona são uma referência à sua paixão, morte e ressurreição. Santo Agostinho nos lembra que o corpo de Cristo é a nova morada de Deus entre os homens, e através de sua ressurreição, todos somos chamados a fazer parte deste novo templo.
Hoje, somos convidados a refletir sobre o templo de nosso coração. Estamos mantendo nossa vida interior como uma morada digna para Deus, ou deixamos que distrações e preocupações mundanas ocupem o lugar que deveria ser de adoração? Assim como Jesus purificou o templo, Ele deseja purificar nossos corações para podermos viver plenamente em Sua presença.
Pensamentos para Reflexão Pessoal:
1. Como tenho cuidado do "templo" do meu coração? Ele é um lugar de oração e encontro com Deus?
2. Estou permitindo que distrações mundanas afastem minha atenção do que é sagrado em minha vida?
3. O que preciso fazer para permitir que Jesus purifique meu coração e o prepare como morada de Deus?
Mensagem final:
Peçamos a Jesus que nos ajude a purificar o templo de nossa vida interior, removendo tudo o que nos afasta de Deus. Que Ele habite em nossos corações, tornando-os um lugar de paz, adoração e amor. Que o zelo pelo Senhor nos devore, conduzindo-nos a uma vida de verdadeira santidade.
Comments