top of page

O Verdadeiro Pão do Céu

Liturgia Diária:

Dia 04/08/2024 - Domingo


LITURGIA DOMINICAL 04-08-2024Caminho de Fé

 

Evangelho: João 6,24-35

“No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do mar viu que ali não havia senão um só barco, e que Jesus não tinha entrado nele com seus discípulos, mas que seus discípulos tinham partido sozinhos. Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, após o Senhor ter dado graças. Quando, pois, a multidão viu que Jesus não estava ali, nem seus discípulos, entraram nos barcos e foram a Cafarnaum à procura de Jesus. E, encontrando-o do outro lado do mar, disseram-lhe: ‘Rabi, quando chegaste aqui?’ Jesus lhes respondeu: ‘Em verdade, em verdade vos digo, vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que permanece até a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará. Pois a este o Pai, Deus, o selou com o seu selo.’ Perguntaram-lhe, pois: ‘Que faremos para executarmos as obras de Deus?’ Jesus lhes respondeu: ‘A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.’ Disseram-lhe, pois: ‘Que sinal fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu.’ Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.’ Disseram-lhe, pois: ‘Senhor, dá-nos sempre desse pão.’ Jesus lhes disse: ‘Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.’”


imagem de Jesus ensinando sobre ser o Pão da Vida, conforme João 6,24-35.

 

Reflexão sobre o Evangelho:

Nesta passagem, Jesus revela o verdadeiro significado do "pão do céu". A multidão que o segue está motivada pela satisfação de suas necessidades materiais, pois experimentaram a multiplicação dos pães. No entanto, Jesus os convida a buscar algo muito mais profundo e duradouro: o pão que dá vida eterna. Este pão é o próprio Cristo, que se oferece como alimento espiritual para todos os que nele crerem.

Santo Agostinho comenta que "acreditamos em Cristo quando aceitamos o Seu convite à fé, pois Ele é o alimento que sustenta nossas almas". A mensagem de Jesus é clara: não basta buscar a satisfação das necessidades físicas; é preciso almejar a vida eterna, que só Ele pode oferecer. Esta busca pela eternidade é um convite à transformação interior, a abandonar a velha vida de pecado e revestir-se do novo homem, criado segundo Deus, como Paulo nos exorta na segunda leitura de hoje.

O maná no deserto, mencionado pela multidão, foi um símbolo da provisão divina, mas era temporário e apontava para algo maior. Jesus é o cumprimento desse símbolo, o verdadeiro pão que desce do céu. Sua vinda ao mundo é um ato de amor do Pai, que deseja que todos tenham vida em abundância. A fé em Jesus nos transforma, alimenta nossas almas e nos dá a verdadeira vida.

A reflexão sobre este evangelho nos leva a questionar nossos próprios motivos para seguir Jesus. Estamos buscando apenas as bênçãos materiais ou estamos verdadeiramente famintos pelo pão que Ele oferece? Jesus nos desafia a buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e confiar que todas as outras coisas nos serão dadas por acréscimo. A verdadeira satisfação está em conhecer e amar a Cristo, o pão da vida.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Estou buscando a Jesus por razões materiais ou espirituais?

2. Como posso fortalecer minha fé para receber o verdadeiro pão do céu?

3. O que significa para mim, em minha vida cotidiana, acreditar que Jesus é o pão da vida?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia:

Primeira Leitura: Êxodo 16,2-4.12-15

Salmo: 77(78),3.4bc.23-24.25.54 (R. 24b)

Segunda Leitura: Efésios 4,17.20-24

Evangelho: João 6,24-35

 

As leituras de hoje nos levam a refletir sobre a provisão divina e o verdadeiro alimento espiritual. No Êxodo, Deus provê o maná aos israelitas, mostrando Seu cuidado mesmo no deserto. O Salmo relembra essas maravilhas, exaltando a generosidade divina. Paulo, em Efésios, nos chama a deixar a velha vida de pecado e revestir-nos do novo homem, criado em justiça e santidade. O evangelho culmina esta mensagem ao apresentar Jesus como o verdadeiro pão do céu, que satisfaz nossa fome espiritual e nos concede vida eterna.

 

Mensagem final:

Que possamos buscar a Jesus não apenas pelas bênçãos materiais, mas pelo alimento eterno que Ele nos oferece, renovando nossa fé e transformando nossas vidas em um testemunho de Sua graça e amor.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page