top of page
Foto do escritorescritorhoa

O Verbo se Fez Carne: A Luz do Mundo

Liturgia Diária: 

Dia 25/12/2024 - Quarta-feira

 

Evangelho: João 1,1-18 

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João. Este veio como testemunha, para que testificasse da luz, para que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. A luz verdadeira, que ilumina todo homem, estava vindo ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai. João deu testemunho dele e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim tem, porém, a primazia, porque era antes de mim. Pois todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.”

A cena do presépio retrata Maria, José e o Menino Jesus em um estábulo iluminado pela Estrela de Belém, com pastores em adoração e animais ao redor, em paz divina.

 

Reflexão: 

Neste dia de Natal, o Evangelho de São João nos apresenta o mistério da Encarnação: o Verbo eterno de Deus, que estava desde o princípio, faz-se carne e vem habitar entre nós. Este é o mistério central da fé cristã, a revelação do amor infinito de Deus que se torna homem para nos redimir. Jesus é a “luz que brilha nas trevas” e que vem iluminar todo coração humano, trazendo a graça e a verdade de Deus a cada um de nós. A Encarnação nos revela que Deus não é distante, mas se aproxima e se torna visível em nossa realidade, manifestando-se em nosso meio de forma palpável e acessível.

Santo Agostinho, ao meditar sobre este Evangelho, diz que o Verbo encarnado é como um “sol espiritual” que ilumina nossa mente e coração para compreendermos a verdade de Deus. Este “sol” vence as trevas do pecado e da morte, trazendo a vida eterna. Ao se fazer carne, Jesus assume nossa fragilidade e nos convida a viver na luz de Sua graça. A Lei que veio por Moisés é aperfeiçoada e elevada pela “graça e verdade” que chegam por meio de Cristo, mostrando-nos o caminho da santidade e da plenitude da vida em Deus.

Este Evangelho é um convite a contemplar o mistério da Encarnação com um coração aberto e grato. Somos chamados a acolher a luz de Cristo em nossa vida, permitindo que Ele dissipe as sombras que carregamos e nos transforme. Que neste Natal possamos nos aproximar de Jesus com humildade, reconhecendo n’Ele a verdadeira luz que dá sentido e direção à nossa existência. Assim, como filhos de Deus, também nos tornamos portadores desta luz, levando paz e esperança ao mundo ao nosso redor.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como acolho o mistério da Encarnação em minha vida e permito que Jesus transforme meu coração?

2. Quais “trevas” em minha vida preciso entregar à luz de Cristo para que Ele me cure e liberte?

3. De que forma posso ser uma luz para os outros, testemunhando o amor de Deus que veio ao mundo?

 

Mensagem final: 

Que o Natal de Nosso Senhor encha nossos corações de luz e esperança, renovando em nós a alegria de saber que Deus se fez carne e veio ao nosso encontro. Que possamos, iluminados por Cristo, ser testemunhas de Sua paz e amor, levando Sua luz ao mundo.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page