top of page

O Serviço Humilde

Liturgia Diária:

Dia 28/03/2024 - Quinta-feira

 

Evangelho: João 13,1-15

"Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo que havia chegado a sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. E durante a ceia, quando o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o propósito de traí-lo, Jesus, consciente de que o Pai havia entregado tudo em suas mãos, e que Ele viera de Deus e estava voltando para Deus, levantou-se da mesa, tirou suas vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, colocou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, secando-os com a toalha com que estava cingido.

Chegando a Simão Pedro, este lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés?" Jesus respondeu: "O que faço não compreendes agora, mas compreenderás depois." Pedro disse-lhe: "Nunca lavarás os meus pés!" Jesus respondeu-lhe: "Se Eu não te lavar, não terás parte comigo." Simão Pedro disse-lhe: "Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça!" Jesus disse: "Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos." Pois sabia quem o iria trair; por isso disse: "Nem todos estais limpos."

Após ter lavado os pés deles, tomou as suas vestes, voltou para o lugar à mesa e disse-lhes: "Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois Eu o sou. Se, portanto, o Senhor e Mestre vos lavou os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que, como Eu vos fiz, vós também façais."


ilustração inspirada em João 13:1-15, capturando o momento significativo em que Jesus lava os pés dos discípulos durante a Última Ceia. A cena enfatiza o ensinamento de humildade e serviço, com especial atenção às expressões e à atmosfera de intimidade e ensino profundo.

Reflexão:

Na véspera de Sua Paixão, Jesus oferece aos Seus discípulos uma lição profunda de humildade e serviço. O lavapés, tradicionalmente um trabalho reservado aos servos, é assumido por Cristo como sinal do amor extremo que Ele tem por Seus seguidores. Esta ação subverte as noções de poder e autoridade, convidando os discípulos a uma vida marcada pela entrega e pelo cuidado mútuo.

A interação entre Pedro e Jesus revela a dificuldade humana em aceitar tal inversão de papéis, onde o Mestre serve aos discípulos. A relutância de Pedro em permitir que Jesus lhe lave os pés reflete nossa própria hesitação em aceitar o serviço humilde de Deus e dos outros. No entanto, a resposta de Jesus a Pedro sublinha a essência do discipulado: uma participação na vida de Cristo que exige purificação e humildade.

Santo Agostinho reflete sobre este episódio, destacando que, ao lavar os pés dos discípulos, Jesus não apenas purifica seus caminhos, mas também ensina a lei do amor fraterno. Este gesto prefigura o supremo ato de serviço e amor: a entrega de Jesus na Cruz pela redenção da humanidade.

Este episódio convida os fiéis a refletir sobre a natureza do verdadeiro liderança e serviço. Ser líder, no modelo de Cristo, significa servir e se doar pelos outros, mostrando que o caminho para a grandeza passa pela humildade e pelo cuidado para com os mais vulneráveis da sociedade.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. De que maneiras posso incorporar o serviço humilde em minha vida cotidiana, seguindo o exemplo de Jesus?

2. Como posso superar a resistência em aceitar ajuda e serviço dos outros, reconhecendo nesses gestos o amor de Deus?

3. Em que áreas da minha vida sou chamado a servir mais e a buscar menos ser servido?

 

Mensagem final:

Que a lição do lavapés nos inspire a viver com humildade e amor, servindo uns aos outros como Jesus nos serviu. Que nosso serviço reflita o amor de Cristo e nos conduza a uma maior proximidade com Ele, transformando nossos corações e nossas comunidades.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page