top of page

O Perdão Ilimitado e a Parábola do Servo Incompassivo

Liturgia Diária:

Dia 15/08/2024 - Quinta-feira


Evangelho: Mateus 18,21-19,1

"Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete. Por isso, o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos. E, começando a tomar contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; mas não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto tinha fossem vendidos, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários; e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis; antes, foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galileia e dirigiu-se aos confins da Judeia, além do Jordão."


ilustração de Mateus 18:21-19:1, mostrando Jesus ensinando sobre o perdão. A cena apresenta Jesus falando com Pedro e os outros discípulos, com uma cena de parábola ao fundo mostrando um servo sendo perdoado por seu mestre. A atmosfera é pacífica e instrutiva, com uma paisagem serena de campos e árvores e uma luz suave iluminando o encontro.

Reflexão:

O evangelho de hoje nos convida a refletir profundamente sobre a natureza do perdão cristão. Pedro pergunta a Jesus quantas vezes deve perdoar seu irmão, sugerindo sete vezes, um número já generoso segundo os padrões humanos. No entanto, Jesus responde que devemos perdoar "setenta vezes sete", indicando que o perdão deve ser ilimitado, sem contar ou restringir.

São João Crisóstomo nos ensina que o perdão é um reflexo da infinita misericórdia de Deus. Assim como Deus nos perdoa abundantemente, somos chamados a perdoar nossos irmãos com a mesma generosidade e amor. O perdão não é apenas uma exigência moral, mas uma condição essencial para a vida cristã, que nos liberta do ressentimento e nos aproxima do coração de Deus.

A parábola do servo incompassivo ilustra esta lição de forma vívida. O servo, que teve uma enorme dívida perdoada por seu senhor, se recusa a perdoar uma dívida menor de seu conservo. A falta de misericórdia do servo revela a incoerência de receber o perdão de Deus sem estar disposto a perdoar os outros. Esta parábola nos desafia a examinar nossos próprios corações e a praticar o perdão genuíno.

Jesus enfatiza que o perdão deve vir "do coração". Não se trata apenas de um ato superficial ou formal, mas de uma transformação interior que reflete a misericórdia divina. Quando perdoamos verdadeiramente, participamos da graça de Deus e promovemos a reconciliação e a paz em nossas comunidades.

A mensagem final do evangelho é clara: assim como fomos perdoados, devemos perdoar. A medida com que perdoamos será a medida com que seremos perdoados. Este é um chamado a viver a misericórdia e a compaixão de forma radical, confiando na graça de Deus para nos capacitar a amar e perdoar, mesmo nas situações mais difíceis.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Tenho praticado o perdão ilimitado, seguindo o exemplo de Jesus, ou ainda guardo ressentimentos e mágoas?

2. Como posso cultivar um coração misericordioso, disposto a perdoar e a buscar a reconciliação com os outros?

3. Estou consciente da graça e do perdão que recebo de Deus, e como isso deve se refletir em minhas atitudes para com os outros?


Mensagem final:

Que o exemplo de perdão ilimitado de Jesus nos inspire a viver com um coração misericordioso e compassivo. Que possamos perdoar generosamente, assim como fomos perdoados, e promover a paz e a reconciliação em nossas vidas e comunidades. Confiemos na graça de Deus para nos transformar e capacitar a amar e perdoar como Ele nos ama e perdoa.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page