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O Novo e o Velho

Liturgia Diária:

Dia 06/07/2024 - Sábado


Evangelho: Mateus 9,14-17

"Então, os discípulos de João vieram ter com ele e perguntaram: 'Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e teus discípulos não jejuam?' Jesus respondeu: 'Podem porventura estar tristes os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho, pois o remendo arranca parte do vestido e faz-se maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, entorna-se o vinho, e os odres estragam-se. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.'"


imagem para Mateus 9,14-17 sem textos. A cena mostra Jesus no centro, ensinando sobre o jejum aos discípulos de João e aos fariseus, usando parábolas sobre remendos e odres. Os ouvintes estão ao redor de Jesus, prestando atenção às suas palavras. Elementos como odres velhos e novos e um pedaço de pano remendado são visíveis para ilustrar as parábolas. A iluminação suave e natural destaca Jesus e os ouvintes, criando uma atmosfera de ensino e revelação. O cenário é um ambiente urbano ou uma área próxima a uma cidade antiga, representando o local onde Jesus frequentemente ensinava.

Reflexão:

O Evangelho de hoje nos apresenta uma questão levantada pelos discípulos de João Batista sobre o jejum, uma prática comum na vida religiosa judaica. Eles observam que, enquanto eles e os fariseus jejuam regularmente, os discípulos de Jesus não o fazem. A resposta de Jesus revela uma compreensão mais profunda e renovada da relação entre o velho e o novo, entre as práticas religiosas tradicionais e a nova vida que Ele veio trazer.

Jesus se refere a si como o "esposo" e aos seus discípulos como "amigos do esposo". Enquanto Ele está presente, é um tempo de alegria e celebração, não de luto e jejum. No entanto, Ele também antecipa um tempo em que será tirado deles, referindo-se à Sua futura paixão e morte, momento em que os discípulos jejuarão.

Através das metáforas do remendo de pano novo em vestido velho e do vinho novo em odres velhos, Jesus ilustra a incompatibilidade entre a nova mensagem do Reino de Deus e as antigas práticas religiosas que não se adaptam a essa nova realidade. A mensagem de Cristo é uma novidade radical que requer uma transformação completa da nossa vida e das nossas práticas. O remendo novo em tecido velho causa mais dano do que conserta, assim como o vinho novo rompe os odres velhos.

Santo Agostinho comenta que Jesus não veio para destruir a Lei, mas para cumpri-la de uma maneira nova e viva. A antiga aliança e suas práticas devem ser compreendidas à luz da nova aliança que Jesus inaugura. São João Crisóstomo observa que Jesus nos chama a uma renovação interior que não pode ser contida pelas velhas formas e estruturas, mas exige uma nova vida em Cristo.

Este Evangelho nos desafia a refletir sobre como recebemos a novidade do Evangelho em nossas vidas. Somos chamados a ser "odres novos" para o "vinho novo" do Espírito, permitindo que a mensagem de Jesus transforme profundamente nossos corações e ações.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso acolher a novidade do Evangelho em minha vida diária, deixando de lado práticas e atitudes que não se harmonizam com os ensinamentos de Jesus?

2. De que maneira posso ser um "odre novo" para o "vinho novo" que Jesus nos oferece?

3. Estou disposto a permitir que a mensagem de Cristo transforme profundamente minhas ações e meu modo de viver?


Mensagem final:

Que possamos abrir nossos corações para a novidade que Jesus nos traz, permitindo que Sua mensagem transforme nossas vidas. Sejamos odres novos, prontos para receber o vinho novo do Espírito, vivendo com alegria e renovação a cada dia.

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