top of page

O Nascimento e a Nomeação de João Batista

Liturgia Diária:

Dia 23/12/2023 - Sábado

 

Evangelho: Lucas 1,57-66

"Chegou o tempo de Isabel dar à luz, e ela teve um filho. Os vizinhos e parentes ouviram que o Senhor tinha mostrado grande misericórdia para com ela, e se alegraram juntamente. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. Sua mãe, porém, disse: 'Não; ele será chamado João.' Eles lhe responderam: 'Ninguém na tua família tem esse nome.' Então, fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: 'O seu nome é João.' E todos ficaram admirados. Imediatamente, a sua boca se abriu, a sua língua se soltou, e ele falou, bendizendo a Deus. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e em toda a região montanhosa da Judeia se discutiam todas estas coisas. Todos os que ouviam falar delas as guardavam no coração, dizendo: 'Que será, pois, este menino?' Pois, de fato, a mão do Senhor estava com ele."

  

ilustração hiper-realista baseada em Lucas 1:57-66, mostrando o nascimento de João Batista e a admiração de seus vizinhos e parentes.

Reflexão:

Lucas 1,57-66 narra o nascimento e a nomeação de João Batista, um evento cheio de significado e maravilhas divinas. O nascimento de João é um sinal da misericórdia e da intervenção de Deus na história da salvação. Isabel, que era estéril, concebe um filho na velhice, mostrando que para Deus nada é impossível.

 

A escolha do nome "João" é um momento crucial na narrativa. Na tradição judaica, o nome tem grande significado, pois reflete o caráter e o destino da pessoa. A insistência de Isabel e a confirmação de Zacarias em nomear o menino de "João", contrariando as expectativas familiares e sociais, demonstram sua obediência à vontade de Deus. Este ato de fé e obediência é imediatamente recompensado quando Zacarias recupera a fala e profetiza, louvando a Deus.

 

A cura de Zacarias e sua profecia são testemunhos do poder de Deus e um prenúncio do papel profético de João Batista. Zacarias, ao recuperar a voz, usa-a para glorificar a Deus, mostrando que a verdadeira comunicação vem do reconhecimento e da celebração das obras de Deus.

 

O temor e a admiração que se espalham pela região ao ouvir sobre esses eventos indicam que algo extraordinário está acontecendo. A pergunta "Que será, pois, este menino?" reflete a expectativa messiânica da época e aponta para o papel especial de João Batista como precursor do Messias.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como podemos mostrar obediência e fé em Deus, mesmo quando isso significa ir contra as expectativas sociais ou familiares?

2. De que maneira as histórias de fé na Bíblia, como a de Zacarias e Isabel, influenciam nossa própria jornada espiritual?

3. Como podemos usar nossas habilidades e dons para glorificar a Deus e testemunhar Sua presença em nossa vida?

 

Mensagem final:

Neste dia, que a história do nascimento e nomeação de João Batista nos inspire a viver com fé e obediência a Deus. Que possamos reconhecer e celebrar as maravilhas que Ele opera em nossas vidas, usando nossas vozes e ações para louvar e glorificar o Senhor.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page