top of page

O Jejum e a Presença do Noivo

Liturgia Diária:

Dia 16/02/2024 - Sexta-feira

 

Evangelho: Mateus 9,14-15

"Então, aproximaram-se dele os discípulos de João, dizendo: 'Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas os teus discípulos não jejuam?' E Jesus lhes disse: 'Podem, acaso, os convidados do casamento estar de luto enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e então jejuarão.'"


ilustração retrata a cena de Mateus 9:14-15, onde Jesus está explicando aos discípulos de João Batista e a alguns fariseus sobre o jejum, ambientada em um local que lembra um banquete de casamento.

Reflexão:

Na passagem de Mateus 9,14-15, somos introduzidos a uma questão sobre práticas religiosas e a maneira como Jesus redefine o jejum no contexto do Reino de Deus. Os discípulos de João Batista questionam Jesus sobre o motivo pelo qual seus discípulos não jejuam como eles e os fariseus. A resposta de Jesus não só esclarece a questão, mas também revela um aspecto profundo da nova aliança que Ele veio estabelecer.

Através da metáfora do casamento, Jesus expressa que a presença do noivo (referindo-se a Si mesmo) é motivo de celebração, não de luto ou jejum. O jejum era tradicionalmente uma expressão de penitência, luto, ou busca intensa por Deus. No entanto, com a vinda de Jesus, a busca chegou ao fim, pois o próprio Deus está presente entre seu povo. A presença de Jesus inaugura um tempo de alegria e comunhão íntima com Deus, onde o jejum tradicional assume um novo significado.

No entanto, Jesus também antecipa um tempo quando Ele será "tirado" deles - uma referência à Sua morte na cruz - e indica que, nesse período, o jejum será apropriado novamente. Isso aponta para a compreensão de que práticas espirituais como o jejum têm seu tempo e lugar, moldados pela presença de Deus e pelos eventos da salvação.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso reconhecer os "tempos de celebração" dados pela presença de Deus em minha vida, e como isso influencia minhas práticas espirituais?

2. De que maneira posso vivenciar o jejum como uma expressão de busca e desejo por Deus, especialmente em tempos de ausência percebida ou desafio?

3. Como a presença de Jesus em minha vida transforma as práticas religiosas tradicionais e me convida a um relacionamento mais profundo com Deus?

 

Mensagem final:

Neste dia, que possamos encontrar alegria e celebração na presença contínua de Cristo em nossas vidas, reconhecendo que há um tempo para cada prática espiritual. Que nossos corações estejam sempre abertos à transformação e ao aprofundamento de nosso relacionamento com Deus, seja em tempos de jejum ou de festa.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page