O Cântico de Zacarias e a Promessa de Salvação
- escritorhoa
- 24 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Liturgia Diária:
Dia 24/12/2024 - Terça-feira
Evangelho: Lucas 1,67-79
“Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Ele fez surgir para nós uma força de salvação na casa de Davi, seu servo, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais, recordando sua santa aliança e o juramento que fez a Abraão, nosso pai, de nos conceder que, sem temor, libertados das mãos dos inimigos, nós o sirvamos em santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe o caminho, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças ao coração misericordioso do nosso Deus, o sol nascente que vem do alto nos visitará, para iluminar os que estão nas trevas e na sombra da morte, e dirigir nossos pés no caminho da paz.’”

Reflexão:
Neste Evangelho, contemplamos o cântico profético de Zacarias, conhecido como o “Benedictus”, que expressa um louvor profundo e cheio de gratidão pela obra de Deus em favor de Seu povo. Após o nascimento de João Batista, Zacarias, inspirado pelo Espírito Santo, proclama a fidelidade de Deus, que cumpre Suas promessas e envia o Salvador para nos libertar. Ele relembra a aliança com Abraão e reconhece a misericórdia divina, que agora se manifesta plenamente em Jesus, o “sol nascente” que virá iluminar todos os que estão nas trevas e na sombra da morte.
São Beda observa que Zacarias, ao declarar que seu filho será profeta do Altíssimo, confirma a missão de João Batista como precursor do Messias, aquele que preparará o caminho para o Senhor e anunciará a salvação ao povo de Deus. Este cântico é um hino de esperança e redenção, que anuncia o novo tempo de graça inaugurado com a vinda de Cristo. A promessa de paz e libertação, tão esperada por gerações, finalmente se realiza, e Zacarias exulta pela luz divina que vem dissipar a escuridão e guiar os corações ao caminho da paz.
Este Evangelho nos convida a proclamar com gratidão a bondade e a misericórdia de Deus, que constantemente age em nossa história para nos conduzir à salvação. O cântico de Zacarias é uma inspiração para que também sejamos portadores de esperança e luz, ajudando a iluminar o caminho de outros para encontrarem a paz em Cristo. Que, neste Natal, nossos corações se encham da alegria de saber que Deus nos visitou em Seu Filho e que a salvação está ao nosso alcance.
Pensamentos para Reflexão Pessoal:
1. Sou capaz de reconhecer e louvar as obras de Deus em minha vida, mesmo nas pequenas coisas do cotidiano?
2. Como posso ser uma luz que aponta o caminho para Cristo aos que ainda caminham na escuridão?
3. O que significa, para mim, acolher Jesus como o “sol nascente” que ilumina e transforma minha vida?
Mensagem final:
Que o cântico de Zacarias inspire nossos corações a louvar a Deus por Sua misericórdia e fidelidade, e que possamos, neste Natal, acolher com alegria o Salvador, tornando-nos testemunhas da luz e da paz que Ele traz ao mundo.
Comments