top of page

O Cuidado Compassivo de Cristo

Liturgia Diária:

Dia 21/07/2024 - Domingo


LITURGIA DOMINICAL 21-JULHO-2024Caminho de Fé

Evangelho: Marcos 6,30-34

“Naquele tempo, os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Havia tanta gente chegando e saindo que eles não tinham tempo nem para comer. Então Jesus lhes disse: 'Vamos sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco.' Foram, pois, sozinhos de barco para um lugar deserto. Vendo-os partir, muitos os reconheceram e, de todas as cidades, correram a pé para lá e chegaram antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.”


ilustração que retrata o momento em que Jesus e os apóstolos retornam e encontram uma grande multidão à espera, como descrito em Marcos 6:30-34. A cena captura o desembarque deles e a compaixão de Jesus ao ver a multidão, refletindo a necessidade contínua de ensino e orientação.

Reflexão sobre o Evangelho:

Neste trecho do Evangelho de Marcos, testemunhamos o profundo cuidado e compaixão de Jesus pelos que o seguiam. Mesmo buscando um momento de repouso e isolamento com seus discípulos, ao ver a multidão, Ele se comove com a necessidade das pessoas, descritas como “ovelhas sem pastor”. Este episódio reflete o coração pastoral de Cristo, que coloca as necessidades espirituais e físicas de seu rebanho acima de seu próprio descanso. Essa passagem também ilustra a missão incansável de Jesus de ensinar e guiar, um modelo perfeito de liderança servidora e sacrificial. Santo Agostinho destacava que a verdadeira compaixão move-se para além do sentimento e entra em ação, uma verdade que Jesus exemplifica perfeitamente ao ensinar e nutrir a multidão.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso imitar a compaixão e a dedicação de Jesus no cuidado com os outros em minha comunidade?

2. De que maneiras posso ser mais atento às necessidades das pessoas ao meu redor, mesmo quando estou ocupado ou cansado?

3. Como posso buscar momentos de repouso sem ignorar as oportunidades de servir e ensinar?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia:

Primeira Leitura: Jeremias 23,1-6

Salmo: Salmo 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1.6a)

Segunda Leitura: Efésios 2,13-18

Evangelho: Marcos 6,30-34

As leituras de hoje falam poderosamente sobre liderança, cuidado e reconciliação. Jeremias condena os líderes que falham com seu povo e profetiza a vinda de um rei justo que governará com sabedoria e justiça. O Salmo 23, um dos textos mais queridos da Bíblia, retrata Deus como o Pastor supremo que guia, provê e protege. Em Efésios, Paulo fala sobre a paz de Cristo que reconcilia os povos, derrubando os muros de hostilidade e unindo judeus e gentios em um único corpo. Estas leituras, juntas, destacam a importância do cuidado divino e humano, incentivando-nos a sermos pastores compassivos e unificadores na família de Deus.

 

Mensagem final:

Que neste domingo, inspirados pelo exemplo de Jesus, possamos também nos tornar pastores de compaixão e cuidado para com aqueles que Deus coloca em nossos caminhos. Que nossa liderança e serviço reflitam o amor e a paz que Cristo veio estabelecer entre nós, guiando-nos a pastos verdejantes de sua graça e verdade.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page