top of page

O Crescimento Misterioso do Reino de Deus

Liturgia Diária:

Dia 16/06/2024 - Domingo


LITURGIA DOMINICAL 16-JUNHO-2024Caminho de Fé

 

Evangelho: Marcos 4,26-34

“Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. Ele dorme e se levanta, noite e dia, e a semente brota e cresce, sem ele saber como. A terra por si mesma produz primeiro o broto, depois a espiga, depois o grão cheio na espiga. E quando o fruto está maduro, imediatamente ele manda a foice, porque chegou o tempo da colheita.' Disse também: 'Com que podemos comparar o Reino de Deus? Ou que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando semeado na terra, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, depois de semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e deita grandes ramos, de modo que as aves do céu podem fazer ninhos à sua sombra.' Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, conforme podiam compreender. Sem parábolas não lhes falava; mas a seus próprios discípulos explicava tudo em particular.”


ilustração representando as parábolas de Marcos 4:26-34. A imagem mostra Jesus semeando as sementes, que gradualmente crescem até se transformar numa grande árvore de mostarda, simbolizando o crescimento e a expansão do Reino de Deus.

 

Reflexão sobre o Evangelho:

As parábolas do grão de mostarda e do crescimento da semente, narradas por Jesus em Marcos, oferecem uma visão profunda sobre a natureza e o desenvolvimento do Reino de Deus. Elas revelam que o Reino não é apenas uma realidade futura, mas algo que começa pequeno, quase imperceptível, e cresce de maneira surpreendente e misteriosa. Esta natureza progressiva do Reino reflete a ação contínua de Deus na história, que muitas vezes permanece oculta aos olhos humanos. Santo Agostinho ressalta que “o entendimento é a recompensa da fé”, sugerindo que devemos confiar na ação de Deus mesmo sem compreender completamente seus métodos. Essas parábolas ensinam sobre a paciência e a esperança, incentivando-nos a confiar no trabalho invisível de Deus que, finalmente, produzirá uma colheita abundante. Elas nos chamam a semear ações de amor e fé, sabendo que o crescimento do Reino muitas vezes ocorre além do nosso entendimento e controle.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. De que maneiras posso contribuir para o crescimento do Reino de Deus, mesmo com ações que pareçam pequenas ou insignificantes?

2. Como posso cultivar paciência e fé enquanto espero pelos frutos do meu trabalho e das minhas orações?

3. Em quais áreas da minha vida preciso confiar mais na ação misteriosa de Deus?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia:

Primeira Leitura: Ezequiel 17,22-24

Salmo: Salmo 91(92),2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a)

Segunda Leitura: 2 Coríntios 5,6-10

Evangelho: Marcos 4,26-34

As leituras deste dia trazem uma mensagem unificada de confiança e esperança na providência divina. Ezequiel descreve como Deus pode tomar o que é pequeno e insignificante e elevá-lo a uma posição de grandeza e influência, um eco direto à parábola do grão de mostarda. O Salmo 91 celebra a justiça de Deus e a prosperidade dos justos, que florescem como palmeiras robustas. Paulo em Coríntios nos lembra de vivermos pela fé e não pela vista, reforçando a mensagem de confiar na realidade eterna de Deus mais do que nas aparências temporais. Juntas, essas leituras nos encorajam a manter nossa esperança em Deus, cultivando uma vida de fé autêntica e comprometida.

 

Mensagem final:

Que neste domingo, inspirados pelas parábolas de Jesus, possamos semear atos de fé e amor com a confiança de que Deus trabalha em todas as coisas para o crescimento do Seu Reino. Que nossa fé se fortaleça no invisível, e nossa esperança se renove em sua promessa de um futuro frutífero e abençoado.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page