top of page
Foto do escritorescritorhoa

O Chamado que Transforma Vidas

Liturgia Diária: 

Dia 30/11/2024 - Sábado

(Festa de Santo André, Apóstolo)

 

Evangelho: Mateus 4,18-22 

"Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.' Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente, deixaram a barca e o pai, e o seguiram."

imagem de Mateus 4,18-22, onde Jesus chama os primeiros discípulos junto ao Mar da Galileia, convidando Pedro, André, Tiago e João a segui-lo.

Reflexão: 

Neste evangelho, Jesus chama os primeiros discípulos, entre eles, Santo André, cujo dia celebramos hoje. André, com seu irmão Pedro, estava realizando suas tarefas cotidianas como pescador quando Jesus os chama para algo maior: serem "pescadores de homens." O que mais impressiona nesta passagem é a resposta imediata e generosa desses homens. Ao ouvir o chamado de Jesus, eles deixam tudo para segui-lo, sem hesitação ou questionamento.

Santo André nos ensina sobre a prontidão e a confiança necessárias para seguir o Senhor. Deixar as redes, os meios de sustento e a própria segurança é um sinal de que André e os outros apóstolos reconheceram em Jesus algo infinitamente maior que suas ocupações terrenas. Eles estavam dispostos a renunciar a tudo para abraçar a missão de Cristo.

Essa mesma disposição é o que somos chamados a ter hoje: prontidão para ouvir o chamado de Deus em nossas vidas e coragem para deixar o que for necessário para segui-lo. O chamado de Jesus é sempre uma proposta de transformação. Assim como André deixou de ser um pescador comum para se tornar um apóstolo e um evangelizador, também nós somos convidados a deixar nossas "redes" e seguir a Cristo de coração aberto, permitindo que Ele transforme nossas vidas e nos conduza em Sua missão.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Tenho estado atento ao chamado de Deus em minha vida cotidiana, assim como André estava pronto para responder?

2. Quais são as "redes" que preciso deixar para seguir Jesus mais plenamente em minha vida?

3. De que maneira posso ser um "pescador de homens", anunciando o Evangelho com coragem e prontidão como André?

 

Mensagem final: 

Que o exemplo de Santo André nos inspire a responder com prontidão ao chamado de Cristo. Que tenhamos a coragem de deixar nossas "redes" e seguir Jesus, permitindo que Ele transforme nossa vida e nos conduza em Sua missão de amor e evangelização.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Venham e Vejam

Comentários


bottom of page