top of page

O Chamado de Filipe e Natanael: Encontro e Revelação

Liturgia Diária:

Dia 05/01/2024 - Sexta-feira

 

Evangelho: João 1,43-51

"No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse-lhe: 'Segue-me.' Filipe era de Betsaida, a cidade de André e Pedro. Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: 'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.' Natanael perguntou: 'De Nazaré pode sair algo bom?' Filipe respondeu: 'Vem e vê.' Quando Jesus viu Natanael vindo em sua direção, disse dele: 'Eis verdadeiramente um israelita em quem não há dolo.' Natanael perguntou-lhe: 'De onde me conheces?' Jesus respondeu: 'Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, vi-te.' Natanael respondeu-lhe: 'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.' Jesus replicou-lhe: 'Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Verás coisas maiores do que estas.' E disse-lhe: 'Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'"

 

A imagem foi criada com base na passagem de João 1:43-51. Ela retrata a cena bíblica onde Jesus chama Filipe e Natanael, com um cenário e trajes historicamente precisos do século I na Galileia. Jesus, Filipe e Natanael são representados como homens do Oriente Médio, vestindo trajes típicos judaicos da época. A atmosfera é acolhedora, refletindo um momento crucial de convite e revelação.

Reflexão:

O Evangelho de João 1,43-51 descreve o chamado de Filipe e Natanael, destacando dois elementos essenciais da experiência cristã: o encontro com Cristo e a revelação divina. O convite de Jesus a Filipe, "Segue-me", é direto e transformador. Filipe, ao aceitar esse chamado, imediatamente partilha sua descoberta com Natanael, demonstrando o impulso natural de compartilhar a boa nova.

A interação de Jesus com Natanael é profundamente significativa. Natanael, inicialmente cético quanto à origem de Jesus, é levado a um reconhecimento espontâneo de sua divindade após um encontro pessoal. A resposta de Jesus a Natanael, revelando um conhecimento sobrenatural de seus pensamentos e ações, é um testemunho do poder divino e da onisciência de Cristo.

Este encontro ilustra como o ceticismo e as dúvidas podem ser transformados em fé e reconhecimento da divindade de Jesus através de um encontro pessoal com Ele. A promessa de Jesus a Natanael de que ele "verá coisas maiores do que estas" aponta para a natureza contínua da revelação e das maravilhas que acompanham o seguimento a Cristo.

A narrativa nos convida a refletir sobre nossa própria resposta ao chamado de Jesus. Somos chamados a superar nossas dúvidas e preconceitos, a abraçar a verdade revelada em Cristo e a participar ativamente na partilha dessa verdade com os outros. A fé em Cristo não é apenas um assentimento intelectual, mas uma transformação vivencial, abrindo-nos para as realidades mais profundas do amor e da graça de Deus.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1.Considerar como respondemos ao chamado pessoal de Jesus em nossas vidas.

2.Refletir sobre como podemos superar ceticismos e preconceitos para encontrar a verdade em Cristo.

3.Comprometer-nos a compartilhar nossa experiência de fé com outros, convidando-os a 'vir e ver'.

 

Mensagem final:

Neste dia, que possamos ouvir e responder com coragem e fé ao chamado de Jesus, superando dúvidas e descobrindo nele a verdadeira luz que ilumina nossa vida e nosso caminho.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page