top of page

O Caminho da Cruz

Liturgia Diária:

Dia 15/09/2024 - Domingo


LITURGIA DOMINICAL 15-09-2024Caminho de Fé

Evangelho: Marcos 8,27-35

“Jesus e seus discípulos dirigiram-se para os povoados da Cesareia de Filipe. No caminho, perguntou aos seus discípulos: ‘Quem dizem os homens que eu sou?’ Eles responderam: ‘Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: um dos profetas.’ Ele lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo.’ E ordenou-lhes, severamente, que a ninguém dissessem isto a seu respeito. E começou a ensiná-los que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e, depois de três dias, ressuscitasse. E falava isso abertamente. Então Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. Mas ele, voltando-se e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: ‘Afasta-te de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas de Deus, mas as dos homens.’ Chamou a multidão com os seus discípulos e disse-lhes: ‘Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, a perderá; e quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, a salvará.’”

Jesus e seus discípulos caminhando pela região de Cesareia de Filipe. Jesus está no centro, olhando para seus discípulos com expressão séria e interrogativa. Pedro está próximo a Jesus, com expressão convicta, dizendo: "Tu és o Cristo". Ao fundo, uma paisagem montanhosa com vegetação esparsa. A cena é iluminada com luz natural, criando um ambiente solene e introspectivo.

 

Reflexão sobre o Evangelho:

Neste Evangelho, Jesus questiona seus discípulos sobre sua identidade e, após a confissão de Pedro, revela o caminho do sofrimento que ele deve percorrer. Pedro, com sua mentalidade humana, não consegue aceitar essa realidade e é severamente repreendido por Jesus. A partir deste momento, Jesus convida todos os seus seguidores a abraçar o caminho da cruz, um caminho de renúncia e de verdadeira entrega a Deus.

São João Crisóstomo comenta que “o sofrimento de Cristo é um mistério de grande amor. Ele aceitou a cruz para nos redimir, mostrando que a verdadeira vida está na entrega total a Deus.” A reação de Pedro representa a dificuldade humana de aceitar a dor e o sacrifício como parte do plano divino. Jesus, ao repreender Pedro, nos ensina que seguir a Deus implica compreender e aceitar seus caminhos, mesmo quando eles desafiam nossa lógica e conforto.

A chamada de Jesus para negar a si mesmo e tomar a cruz é um convite à transformação interior. Ele não nos chama apenas para suportar o sofrimento, mas para abraçá-lo como um caminho de amor e redenção. A cruz, em sua essência, é um símbolo de entrega total e confiança em Deus. Jesus nos mostra que a verdadeira vida, a vida eterna, é alcançada através da entrega e do sacrifício por amor a Ele e ao evangelho.

Neste caminho, somos chamados a perder nossa vida, no sentido de renunciar ao egoísmo e às ambições terrenas, para ganhar a verdadeira vida em Cristo. A mensagem de Jesus desafia a mentalidade do mundo, que busca a autopreservação e o conforto, e nos convida a viver uma vida de serviço, amor e sacrifício.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como respondo ao chamado de Jesus para tomar minha cruz e segui-lo?

2. Quais são as áreas da minha vida que necessitam de maior entrega e renúncia?

3. Estou disposto a perder minha vida por amor a Cristo e ao evangelho?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia:

Primeira Leitura: Isaías 50,5-9a

Salmo: 114(115),1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)

Segunda Leitura: Tiago 2,14-18

Evangelho: Marcos 8,27-35

 As leituras de hoje nos convidam a refletir sobre a fidelidade e a confiança em Deus em meio ao sofrimento. Isaías fala do servo sofredor que, apesar das adversidades, mantém sua confiança no Senhor. O Salmo reafirma a confiança em Deus, que é nosso auxílio e proteção. Tiago nos desafia a mostrar nossa fé através das obras, destacando a inseparabilidade da fé e da ação. O Evangelho nos chama a seguir Jesus no caminho da cruz, aceitando a renúncia e o sacrifício como partes essenciais da vida cristã. Estas leituras nos encorajam a viver uma fé autêntica e comprometida, dispostos a enfrentar os desafios com confiança em Deus.

 

Mensagem final:

Que possamos responder ao chamado de Jesus com coragem e confiança, aceitando a cruz como um caminho de amor e redenção. Que nossas vidas sejam um testemunho de entrega e serviço, refletindo a verdadeira fé em Cristo, que nos guia e fortalece em todos os momentos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page