top of page
Foto do escritorescritorhoa

Maria: Modelo de Contemplação e Fé

Liturgia Diária:

Dia 01/01/2025 - Quarta-feira

Santa Maria, Mãe de Deus, Solenidade


Evangelho: Lucas 2,16-21

"Os pastores foram às pressas e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Quando o viram, contaram o que lhes fora dito sobre aquele menino. Todos os que ouviam se maravilhavam com o que os pastores diziam. Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido no ventre."

ilustração de Lucas 2,16-21, retratando os pastores adorando o Menino Jesus no presépio, com Maria e José em um ambiente de reverência e luz divina.

Reflexão:

No centro da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, encontramos o exemplo de Maria como a mulher que acolhe, contempla e guarda os mistérios divinos. Lucas nos revela uma Maria silenciosa, mas profundamente atenta às maravilhas de Deus, que medita em seu coração as palavras e os acontecimentos que a cercam. É pela sua fé e disponibilidade que Maria nos ensina a viver nossa vocação cristã: escutar a Palavra, acolhê-la no coração e responder com confiança à vontade de Deus.

Os pastores, simples e humildes, são os primeiros a receber o anúncio do nascimento do Salvador. Eles respondem com prontidão, indo ao encontro de Jesus. Sua atitude de louvor e glorificação ao retornarem nos desafia a reconhecer as obras de Deus em nossas vidas e a testemunhá-las com alegria. Assim como Maria e os pastores, somos convidados a meditar sobre a presença viva de Cristo em nosso dia a dia e a partilhá-la com os outros.

Santo Agostinho afirma que "Maria concebeu pela fé no coração antes de conceber no ventre". Este pensamento nos inspira a cultivar um coração fecundo para a graça de Deus, disposto a cooperar com Seus planos, mesmo quando não os compreendemos plenamente.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso guardar e meditar a Palavra de Deus em meu coração, à semelhança de Maria?

2. Tenho sido um testemunho vivo da alegria do Evangelho, como os pastores?

3. De que maneira posso reconhecer as "manjedouras" onde Deus se faz presente em minha vida?


Mensagem final:

Que neste dia, inspirado por Maria, possamos abrir nosso coração à Palavra de Deus e, como os pastores, glorificar ao Senhor por Suas maravilhas, vivendo com alegria o chamado de sermos discípulos fiéis de Cristo.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Venham e Vejam

Comments


bottom of page