top of page

Lágrimas sobre Jerusalém

Liturgia Diária:

Dia 23/11/2023 - Quinta-feira


Evangelho: Lucas 19,41-44

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, chorou sobre ela, dizendo: "Se ao menos hoje tu reconhecesses o caminho para a paz! Mas agora está escondido dos teus olhos. Dias virão sobre ti, quando os teus inimigos te cercarão com trincheiras, te cercarão e te apertarão de todos os lados. Eles te esmagarão e aos teus filhos dentro de ti. E não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada."



Reflexão:

O episódio de Lucas 19,41-44 nos mostra uma cena tocante: Jesus chorando sobre Jerusalém. Aqui, o Mestre revela seu coração compassivo e profético. As lágrimas de Cristo não são apenas de tristeza, mas de profunda preocupação com o destino daqueles que recusaram sua mensagem de salvação.

Este momento é um convite à reflexão sobre nossa própria receptividade à voz de Deus. Jerusalém simboliza aqui a humanidade que, frequentemente, está cega aos apelos divinos. Jesus lamenta a cegueira espiritual e suas consequências, prefigurando a destruição que sobreviria à cidade por não ter reconhecido "o tempo em que foste visitada".

Nesta passagem, vemos a misericórdia divina que chora pela resistência humana. Somos convidados a abrir nossos corações e entender que cada momento de nossa vida é uma visita de Deus, uma oportunidade para acolher sua graça e paz.

Na vida cotidiana, enfrentamos muitas Jerusaléns: situações onde a paz e a verdade parecem ocultas. A mensagem de Cristo nos encoraja a buscar a verdadeira paz, aquela que vem do reconhecimento e da aceitação da presença e ação de Deus em nossas vidas.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como estou respondendo às visitas de Deus em minha vida? Estou atento(a) aos seus chamados?

2. De que maneira posso ser um instrumento de paz e verdade no mundo atual, marcado por conflitos e incompreensões?

3. Reflito sobre as consequências da minha resistência às mensagens de Deus? Como posso ser mais receptivo(a) à sua voz?


Mensagem final:

Que as lágrimas de Cristo sobre Jerusalém nos inspirem a reconhecer e acolher as visitas de Deus em nossa vida. Que possamos ser construtores da paz, guiados pela luz da verdade e do amor divinos.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page