top of page

Fé e Humildade: O Caminho para a Graça

Liturgia Diária:

Dia 08/02/2024 - Quinta-feira

 

Evangelho: Marcos 7,24-30

"E levantando-se dali, foi para os confins de Tiro e de Sidom. E entrando em uma casa, queria que ninguém o soubesse, mas não pôde ocultar-se. Porque uma mulher, cuja filhinha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e lançou-se a seus pés. (A mulher era grega, sirofenícia de nação) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar-se os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. E ela respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos. E ele disse-lhe: Por esta palavra vai, o demônio já saiu de tua filha. E voltando para sua casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demônio havia saído."


 ilustração representando Marcos 7:24-30, retratando o momento em que uma mulher siro-fenícia se aproxima de Jesus para buscar a cura de sua filha, em um ambiente humilde da região de Tiro, com detalhes hiper-realistas e precisão histórica.

 

Reflexão:

No Evangelho de Marcos 7,24-30, somos confrontados com um episódio marcante da vida de Jesus: o encontro com a mulher sirofenícia. Esta passagem revela profundas lições sobre fé, humildade e a universalidade da graça de Deus.

A narrativa começa com Jesus buscando um momento de reclusão, mas mesmo assim, Sua fama de fazedor de milagres atrai uma mulher desesperada por ajuda para sua filha possuída. A interação entre Jesus e a mulher é surpreendente. Inicialmente, Jesus oferece uma resposta que parece dura, comparando a mulher e sua filha a cachorrinhos que não devem comer o pão dos filhos. Contudo, o que transparece é uma prova da fé e da humildade da mulher.

A resposta da mulher sirofenícia é um exemplo extraordinário de fé e humildade. Ela reconhece sua posição e, mesmo assim, expressa uma fé profunda na bondade e no poder de Jesus. Sua resposta evidencia uma compreensão de que até as menores bênçãos de Deus são valiosas e suficientes.

Jesus, impressionado com sua fé, atende ao seu pedido, curando sua filha. Este milagre não é apenas um testemunho do poder de Cristo, mas também uma demonstração de que a salvação e a graça de Deus são acessíveis a todos, independente de sua origem ou status.

Esta passagem nos desafia a refletir sobre nossa própria fé e humildade. Como a mulher sirofenícia, somos chamados a reconhecer nossa total dependência de Deus, confiando em Sua misericórdia e graça, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. A verdadeira fé se manifesta em humildade e confiança total em Deus.

2. Deus não faz acepção de pessoas; Sua graça está disponível a todos que O buscam sinceramente.

3. Devemos valorizar e buscar as bênçãos de Deus, mesmo as que parecem pequenas aos nossos olhos.

 

Mensagem final:

Que possamos aprender com a fé e a humildade da mulher sirofenícia, buscando a Deus com um coração sincero e confiante, sabendo que em Sua imensa graça, Ele atende às necessidades de todos os Seus filhos.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page