top of page

Confiança na Providência Divina

Liturgia Diária:

Dia 22/06/2024 - Sábado

 

Evangelho: Mateus 6,24-34

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar ao outro, ou há de se dedicar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Por isso vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração da sua vida?

E por que andais preocupados com o vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam.

No entanto, eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: ‘Que comeremos?’ ou: ‘Que beberemos?’ ou: ‘Com que nos vestiremos?’

(Os gentios é que procuram todas essas coisas.) Vosso Pai celeste sabe que precisais de tudo isso.

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã; porque o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”


 ilustração hiper-realista da cena descrita em Mateus 6:24-34, onde Jesus ensina sobre confiar em Deus e não se preocupar com as necessidades materiais. Ele fala em uma colina tranquila com seguidores atentos, em um cenário sereno com colinas, pássaros no céu e flores silvestres.

 

Reflexão:

No Evangelho de hoje, Jesus nos chama a confiar plenamente na providência divina e a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Ele nos ensina que não podemos servir a Deus e às riquezas simultaneamente, e nos exorta a abandonar as preocupações mundanas, colocando nossa confiança no amor e cuidado de Deus.

“Ninguém pode servir a dois senhores.” Jesus nos lembra que a nossa lealdade deve ser única e exclusiva a Deus. Santo Agostinho destaca que o coração humano é feito para amar a Deus acima de todas as coisas, e dividir essa lealdade com as riquezas é contradizer essa vocação fundamental. A riqueza, quando colocada acima de Deus, se torna um ídolo que nos desvia do caminho da verdadeira fé.

“Não andeis preocupados com a vossa vida.” Jesus nos chama a deixar de lado as ansiedades sobre as necessidades materiais, confiando que Deus, nosso Pai amoroso, cuida de nós. São João Crisóstomo explica que a preocupação excessiva com as coisas materiais demonstra uma falta de fé na providência divina. Devemos viver com a confiança de que Deus conhece nossas necessidades e as proverá.

“Olhai para as aves do céu” e “considerai como crescem os lírios do campo.” Jesus usa estas imagens para ilustrar a confiança na providência divina. As aves e os lírios não se preocupam, e ainda assim são cuidados por Deus. Santo Tomás de Aquino ensina que estas metáforas nos convidam a uma confiança serena e profunda em Deus, que cuida de toda a criação com amor e sabedoria.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça.” A prioridade em nossa vida deve ser a busca pelo Reino de Deus e sua justiça. São Basílio o Grande nos lembra que colocar Deus em primeiro lugar nos dá a perspectiva correta sobre todas as outras coisas. Quando vivemos conforme a vontade de Deus, tudo mais encontra seu devido lugar.

“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã.” Jesus nos ensina a viver no presente, confiando que Deus está no controle de todas as coisas. Santo Ambrósio nos exorta a viver cada dia com fé e serenidade, sabendo que Deus nos acompanha em cada passo e nos dá a graça necessária para enfrentar os desafios de cada dia.

Este Evangelho é um convite a uma vida de confiança e entrega a Deus, abandonando as preocupações mundanas e buscando em primeiro lugar o Reino de Deus. É um chamado a viver com fé e simplicidade, confiando que Deus cuida de nós em todas as circunstâncias.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Em que áreas da minha vida estou dividido entre servir a Deus e às riquezas?

2. Como posso cultivar uma maior confiança na providência divina, deixando de lado as preocupações materiais?

3. Estou buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça em minhas decisões diárias?

 

Mensagem final:

Que possamos confiar plenamente na providência divina, buscando sempre o Reino de Deus e sua justiça. Que nossas vidas sejam marcadas pela fé e pela serenidade, sabendo que Deus cuida de nós e provê nossas necessidades em todo tempo.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page