top of page

Chamado à Misericórdia

Liturgia Diária:

Dia 05/07/2024 - Sexta-feira


Evangelho: Mateus 9,9-13

"Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: 'Segue-me.' Ele se levantou e o seguiu. E aconteceu que, estando ele à mesa em casa, vieram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Vendo isso, os fariseus diziam aos discípulos: 'Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?' Jesus, ouvindo isso, disse: 'Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.'"


ilustração para Mateus 9,9-13. A cena mostra Jesus chamando Mateus, um coletor de impostos, que está se levantando para segui-lo. No fundo, Jesus está sentado à mesa com Mateus e outros pecadores, compartilhando uma refeição, enquanto os fariseus observam com expressões de desaprovação. Os discípulos estão presentes, observando a interação com curiosidade e reverência. A iluminação suave e natural destaca Jesus, Mateus e a mesa da refeição, criando uma atmosfera de chamada e ensino. O cenário é um ambiente urbano ou uma área próxima a uma cidade antiga, representando o local onde Jesus chamou Mateus e compartilhou a refeição.

Reflexão:

No Evangelho de hoje, testemunhamos o chamado de Mateus, um cobrador de impostos, a seguir Jesus. A escolha de Mateus, um homem desprezado pela sociedade judaica por sua profissão, revela a profundidade do amor e da misericórdia de Jesus. Quando Jesus diz "Segue-me", Mateus abandona imediatamente sua coletoria, simbolizando uma ruptura total com sua vida anterior e um compromisso radical com o caminho de Cristo.

A seguir, Jesus participa de uma refeição na casa de Mateus, onde muitos publicanos e pecadores também se encontram. Este gesto escandaliza os fariseus, que criticam Jesus por associar-se com pessoas consideradas impuras e indignas. A resposta de Jesus é reveladora e profundamente instrutiva: "Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos." Ele declara a missão central de Seu ministério: chamar os pecadores ao arrependimento e oferecer-lhes a misericórdia divina.

Santo Agostinho, refletindo sobre esta passagem, observa que a misericórdia de Deus se manifesta de maneira mais gloriosa na conversão dos pecadores. A vocação de Mateus exemplifica que ninguém está fora do alcance da graça divina. A frase "Misericórdia quero e não sacrifício" sublinha a prioridade do amor e da compaixão sobre os rituais e as observâncias externas. Jesus desafia os preconceitos e as convenções sociais, mostrando que o amor de Deus é inclusivo e transformador.

São Gregório Magno comenta que o chamado de Mateus e a subsequente refeição com pecadores ilustram que a Igreja é um hospital espiritual onde os doentes de alma são tratados e curados. Nós, como seguidores de Cristo, somos chamados a praticar essa mesma misericórdia em nossas vidas diárias, acolhendo e ajudando aqueles que estão perdidos e necessitados de perdão.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso responder ao chamado de Jesus em minha vida com a mesma prontidão de Mateus?

2. Estou disposto a praticar a misericórdia, acolhendo e ajudando aqueles marginalizados pela sociedade?

3. De que maneiras posso mostrar o amor inclusivo de Cristo em minhas ações cotidianas?


Mensagem final:

Que possamos, como Mateus, deixar para trás nossas velhas maneiras e seguir Jesus com coração aberto, praticando a misericórdia e o amor inclusivo que Ele nos ensina. Que sejamos instrumentos de Sua graça, chamando todos ao arrependimento e à cura espiritual.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page