top of page
Foto do escritorescritorhoa

As Bem-aventuranças: O Caminho para a Santidade

Liturgia Diária: 

Dia 03/11/2024 - Domingo 

Solenidade de Todos os Santos


LITURGIA DOMINICAL 03-NOV-2024Caminho de Fé

 

Evangelho: Mateus 5,1-12a 

"Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu a montanha. Ele sentou-se, e seus discípulos se aproximaram. Então, Jesus começou a ensiná-los: 

'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus'."

Jesus ensina as Bem-aventuranças no Sermão da Montanha. O ambiente é sereno, com colinas ao fundo, transmitindo paz e reflexão espiritual. (Mateus 5:1-12a)

 

Reflexão sobre o Evangelho: 

Na Solenidade de Todos os Santos, o Evangelho nos apresenta as Bem-aventuranças, que são o verdadeiro caminho para a santidade. Jesus, ao proclamar essas palavras, nos ensina que a verdadeira felicidade está em viver conforme os valores do Reino de Deus. As Bem-aventuranças desafiam a lógica do mundo: aqueles que são considerados pobres, aflitos, mansos e perseguidos são, na verdade, os mais abençoados e próximos de Deus.

Essas palavras de Cristo revelam o coração da santidade cristã, que não está na riqueza, poder ou sucesso terreno, mas na humildade, misericórdia e pureza de coração. O Santo Agostinho, ao comentar as Bem-aventuranças, nos lembra que elas formam uma espécie de escada espiritual pela qual ascendemos até Deus, começando pela pobreza de espírito, que é a consciência de nossa total dependência de Deus.

A santidade, portanto, não é um privilégio de poucos, mas uma vocação para todos nós. Ao celebrar esta Solenidade de Todos os Santos, somos convidados a olhar para o exemplo daqueles que viveram as Bem-aventuranças em sua plenitude e a imitá-los em nossa vida diária. A santidade é um caminho que envolve sacrifício, mas que traz uma alegria incomparável: a recompensa eterna no Reino dos Céus.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal: 

1. Como posso viver as Bem-aventuranças em minha vida cotidiana, buscando a santidade? 

2. Consigo enxergar a felicidade nas provações e desafios, confiando na promessa de Cristo? 

3. Qual é a área da minha vida onde preciso crescer em misericórdia, pureza de coração ou promoção da paz?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia: 

Primeira Leitura: Apocalipse 7,2-4.9-14 

Salmo: Salmo 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6) 

Segunda Leitura: 1 João 3,1-3 

Evangelho: Mateus 5,1-12a

As leituras de hoje, na Solenidade de Todos os Santos, nos convidam a contemplar a santidade como o destino de todo cristão. Na primeira leitura do Apocalipse, vemos a visão de uma multidão incontável de santos, de todas as nações, marcados com o selo de Deus. Eles são aqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro, ou seja, viveram a fé e, através do sacrifício de Cristo, alcançaram a vitória eterna.

O Salmo 23 celebra a pureza de coração e a integridade exigidas para estar na presença de Deus. Aqueles que buscam o Senhor de todo coração, vivendo com retidão, receberão a bênção e a justiça de Deus.

Na segunda leitura, São João nos recorda que somos filhos de Deus e que, embora ainda não vejamos plenamente a glória que nos aguarda, seremos semelhantes a Ele. A esperança da santidade nos motiva a viver em pureza e dedicação, sempre atentos ao chamado divino.

No Evangelho, Jesus proclama as Bem-aventuranças, que são o caminho para a santidade. Os pobres de espírito, os mansos, os que choram e os que promovem a paz são abençoados e herdeiros do Reino de Deus. As Bem-aventuranças revelam a verdadeira face da santidade: viver em humildade, justiça e amor.

 

Mensagem final: 

Neste Dia de Todos os Santos, somos chamados a renovar nosso compromisso com a santidade, confiando nas promessas de Cristo. Que possamos viver as Bem-aventuranças com alegria, sabendo que nossa recompensa está nos céus, e que, como filhos de Deus, estamos destinados a participar da Sua glória por toda a eternidade.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page