top of page

As Bem-aventuranças: Caminho da Verdadeira Felicidade

Liturgia Diária:

Dia 05/11/2023 - Domingo


Evangelho: Mateus 5,1-12a

"Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte; e, sentado que foi, aproximaram-se dele os seus discípulos. E abrindo a boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o tipo de mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus..."



Reflexão:

As Bem-aventuranças proclamadas por Nosso Senhor Jesus Cristo no Sermão da Montanha constituem um convite à transformação interior, uma verdadeira carta magna do Reino dos Céus. São Agostinho, em suas reflexões, viu nelas um retrato da vida cristã em sua plenitude.

Os "pobres de espírito" são aqueles que reconhecem sua total dependência de Deus, desapegados das riquezas terrenas que tantas vezes se tornam ídolos, desviando-nos do amor divino. Os que "choram" são consolados pela esperança da redenção, e a "mansidão" é um chamado à humildade, em contraste com a arrogância do mundo.

A "fome e sede de justiça" exprimem um desejo ardente pela santidade e pela justiça divina, que se manifesta em atos de amor e serviço ao próximo. Os "misericordiosos" refletem o próprio coração de Deus, que é Rico em Misericórdia. Os "puros de coração" são os que têm uma visão singela e limpa da vida, isenta de duplicidades, e por isso podem "ver Deus", ou seja, perceber e compreender a Sua presença e ação no mundo.

Os "pacificadores" são verdadeiros filhos de Deus, pois trabalham pela paz que é fruto da justiça e da caridade. Por fim, os "perseguidos por causa da justiça" partilham de maneira especial da cruz de Cristo, antecipando em suas vidas o Reino dos Céus.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Na minha busca pela felicidade, estou me alinhando com os valores do Evangelho ou com os do mundo?

2. Em quais áreas da minha vida sou chamado a ser mais misericordioso, manso e puro de coração?

3. Como posso ser um pacificador em meu ambiente familiar, profissional e social?


Mensagem final:

Neste dia, que as Bem-aventuranças sejam a bússola que orienta nossos passos. Que o Espírito Santo nos inspire a viver de acordo com esses ensinamentos sublimes de Jesus, encontrando na humildade, na misericórdia e na pureza de coração, o caminho para a verdadeira felicidade. Que nossa busca pela justiça e paz seja um reflexo do amor de Deus em nós, conduzindo-nos ao prêmio eterno reservado aos fiéis no Reino dos Céus. Amém.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page