top of page

A Visitação de Maria e a Alegria no Encontro com Cristo

Liturgia Diária:

Dia 12/12/2023 - Terça-feira

 

Evangelho: Lucas 1,39-47

"Naqueles dias, Maria se levantou e foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. E aconteceu que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou com grande voz e disse: 'Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! E donde me é isto, que venha a mãe do meu Senhor ter comigo? Pois eis que, assim que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque serão cumpridas as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor.' E Maria disse: 'A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador.'"


  

Reflexão:

Lucas 1,39-47 descreve o encontro de Maria com sua prima Isabel, conhecido como a Visitação. Neste relato, Isabel, cheia do Espírito Santo, proclama Maria bem-aventurada pela sua fé e pelo fruto do seu ventre, Jesus. Este episódio é um testemunho da humildade e da disponibilidade de Maria para servir a Deus e aos outros, refletindo a essência da vida cristã.

 

O momento em que Isabel ouve a saudação de Maria e sente João Batista saltar de alegria em seu ventre é um sinal da presença de Cristo. A alegria de Isabel e a resposta de Maria em seu cântico, o Magnificat, nos ensinam sobre o poder transformador do encontro com Jesus. Maria glorifica a Deus por suas maravilhas e sua misericórdia, um reflexo de sua profunda fé e compreensão da missão salvífica de seu filho.

 

Este evangelho ressalta a importância da comunidade e do apoio mútuo na fé. Assim como Maria foi visitar Isabel para oferecer seu apoio, somos chamados a ser presença amorosa e solidária na vida dos outros, compartilhando as alegrias e as dificuldades. A visita de Maria a Isabel simboliza também a chegada de Cristo ao mundo, trazendo alegria, esperança e a promessa de salvação.

 

A fé de Maria e Isabel, a alegria que partilham e a humildade com que Maria aceita sua missão, são modelos para todos os cristãos. Estamos convidados a seguir seu exemplo, acolhendo Jesus em nossas vidas, celebrando sua presença e servindo aos outros com amor e dedicação.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso ser um instrumento de Deus para levar alegria e esperança aos que estão ao meu redor?

2. De que maneira a humildade e a fé de Maria me inspiram em minha jornada espiritual?

3. Como posso cultivar um espírito de visitação e serviço, seguindo o exemplo de Maria?

 

Mensagem final:

Neste dia, que a alegria do encontro de Maria com Isabel inspire nosso coração. Que possamos acolher Cristo com fé e alegria, e como Maria, proclamar as maravilhas de Deus em nossas vidas. Que nossa presença seja fonte de conforto e esperança para aqueles que encontramos no caminho.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page