top of page
Foto do escritorescritorhoa

A Vinda Gloriosa de Cristo e a Vigilância Cristã

Liturgia Diária: 

Dia 17/11/2024 - Domingo


LITURGIA DOMINICAL 17-NOV-2024Caminho de Fé

 

Evangelho: Marcos 13,24-32 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais; as estrelas começarão a cair do céu, e as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade da terra à outra. Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isso aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto a esse dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

ilustração de Marcos 13:24-32, mostrando Jesus falando sobre os sinais do fim dos tempos. A cena transmite uma atmosfera de urgência e reflexão, com o céu escurecido e os discípulos ouvindo atentamente.

Reflexão sobre o Evangelho: 

O Evangelho de Marcos de hoje nos apresenta um discurso escatológico de Jesus, onde Ele fala sobre os sinais da sua segunda vinda e o fim dos tempos. Jesus descreve grandes tribulações e abalos cósmicos que precederão a sua vinda gloriosa. No entanto, ao invés de incutir medo, suas palavras são um chamado à vigilância e à esperança. Ele nos alerta a estarmos atentos aos sinais, comparando-os à figueira, cujos ramos que ficam verdes anunciam a chegada do verão.

A grande mensagem aqui é a certeza da volta de Cristo, mas com um mistério: o dia e a hora são conhecidos apenas pelo Pai. Isso nos convida a uma atitude de constante prontidão. Em vez de especular sobre o fim, somos chamados a viver cada dia em santidade e com o coração voltado para Deus, aguardando a vinda do Senhor com fé e esperança. Santo Agostinho comenta que devemos viver como se Cristo fosse voltar amanhã, mas trabalhar e agir com diligência, como se Ele fosse voltar daqui a muitos anos.

A lição do Evangelho é clara: a Palavra de Deus nunca passará. Tudo na vida pode mudar, o mundo material pode desaparecer, mas a promessa de Cristo permanece. Ele voltará em glória, e é nossa responsabilidade nos mantermos preparados, atentos ao chamado de Deus e fiéis na nossa missão de vida.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal: 

1. Vivo minha vida como alguém que espera a volta de Cristo com alegria e prontidão? 

2. Como posso manter meu coração vigilante, evitando a distração com as coisas passageiras deste mundo? 

3. A promessa de que "minhas palavras não passarão" me traz esperança em meio às dificuldades?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia: 

Primeira Leitura: Daniel 12,1-3 

Salmo: Salmo 15(16),5.8.9-10.11 (R. 1a) 

Segunda Leitura: Hebreus 10,11-14.18 

Evangelho: Marcos 13,24-32

As leituras de hoje nos convidam a refletir sobre o fim dos tempos e a nossa esperança na vida eterna. A primeira leitura do livro de Daniel descreve o tempo de tribulação, mas também a promessa de ressurreição e glória para os justos. Aqueles que permanecerem fiéis brilharão como estrelas por toda a eternidade, mostrando que a vitória final pertence a Deus e àqueles que perseveram.

O Salmo 15 reforça essa confiança no Senhor. Ele é nossa herança e segurança, e por isso podemos descansar com esperança, sabendo que Ele não permitirá que o justo veja a corrupção. Deus nos guia pelo caminho da vida, dando-nos alegria plena em Sua presença.

Na carta aos Hebreus, vemos que Jesus, através de seu sacrifício único e perfeito, trouxe a redenção definitiva para a humanidade. Ele se ofereceu pelos nossos pecados e agora está sentado à direita de Deus, intercedendo por nós. A obra de Cristo nos assegura o perdão e nos chama a viver em santidade, confiando em sua misericórdia.

No Evangelho de Marcos, Jesus fala sobre os sinais que precederão sua vinda gloriosa. Ele nos chama à vigilância, a mantermos o coração atento e preparado. Apesar das tribulações, devemos confiar que Suas palavras nunca passarão e que, no tempo certo, Ele nos trará à plenitude da vida eterna.

 

Mensagem final: 

A certeza da vinda de Cristo nos chama à vigilância e à confiança na promessa de Deus. Que possamos viver com o coração atento e perseverante, prontos para acolher o Senhor em qualquer momento, confiando que, em meio às tribulações, Suas palavras nunca passarão e Sua vitória é certa.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page