top of page
Foto do escritorescritorhoa

A Verdadeira Riqueza Está em Deus

Liturgia Diária:

Dia 21/10/2024 - Segunda-feira

 

Evangelho: Lucas 12,13-21 

"Disse-lhe alguém da multidão: 'Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.' Mas ele respondeu-lhe: 'Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?' E disse-lhes: 'Acautelai-vos e guardai-vos de toda a avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.' Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: 'A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrazoava entre si, dizendo: Que farei? Porque não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.'"

ilustração de Lucas 12,13-21, mostrando o rico insensato diante de seus celeiros cheios, enquanto uma figura celestial ao fundo simboliza a advertência divina sobre a futilidade de acumular riquezas materiais sem estar preparado espiritualmente.

 

Reflexão:

O Evangelho de hoje nos apresenta uma advertência de Jesus contra a avareza e a falsa segurança que depositamos nas riquezas materiais. Um homem da multidão pede a Jesus que intervenha em uma disputa sobre herança, mas Jesus, ao invés de atender à solicitação, aproveita a oportunidade para ensinar uma lição mais profunda sobre a vida e os valores que realmente importam.

Jesus nos alerta que a vida de uma pessoa não consiste na abundância de bens que ela possui. Essa verdade vai contra a lógica do mundo, que frequentemente mede o valor de uma pessoa pelo que ela tem ou acumula. Na parábola do rico insensato, vemos um homem que, diante de uma colheita abundante, decide ampliar seus celeiros para guardar ainda mais, pensando que poderia descansar e aproveitar seus bens por muitos anos. No entanto, ele ignora a fragilidade da vida e que não tem controle sobre seu tempo na terra. Deus o chama de "louco" porque, ao focar em acumular riquezas para si, ele negligenciou o que realmente importa: ser "rico para com Deus".

Ser rico para com Deus significa viver uma vida orientada pelos valores do Evangelho, onde a generosidade, o amor ao próximo, e a busca pelo Reino de Deus são prioritários. Não é errado ter bens materiais, mas Jesus nos ensina que eles devem ser utilizados com sabedoria e desprendimento, conscientes de que a verdadeira segurança e felicidade não estão em acumular, mas em partilhar e em viver conforme a vontade de Deus.

Este Evangelho nos convida a refletir sobre onde estamos colocando nossa confiança. Estamos investindo nossos recursos e nosso tempo em coisas que têm valor eterno, ou estamos preocupados em acumular riquezas temporárias que podem desaparecer repentinamente? A parábola nos desafia a reavaliar nossas prioridades e a buscar a verdadeira riqueza, estar em comunhão com Deus e viver para os outros.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Estou colocando minha confiança nas riquezas materiais, ou estou buscando ser "rico para com Deus"?

2. Como posso usar meus bens materiais de maneira que reflitam os valores do Evangelho, especialmente em relação à generosidade e ao cuidado com os outros?

3. Estou preparado para o encontro com Deus, consciente de que a vida é frágil e que devo viver cada dia em sintonia com os valores do Reino?

 

Mensagem final:

Que neste dia, possamos refletir sobre o que realmente importa em nossa vida, buscando ser ricos para com Deus e utilizando nossos recursos materiais de forma generosa e sábia, sempre orientados pelos valores do Evangelho. Que nossa verdadeira segurança esteja em Deus, e não nas coisas deste mundo.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Venham e Vejam

Comments


bottom of page