top of page

A Sinceridade na Vida Espiritual

Liturgia Diária:

Dia 19/06/2024 - Quarta-feira

 

Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18

“Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; do contrário, não recebereis a recompensa de vosso Pai que está nos céus.

Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa.

Mas, quando deres esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua direita,

para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará.

E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa.

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará.

Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas; eles desfiguram os seus rostos para fazer ver aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa.

Tu, porém, quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto,

para que os homens não vejam que jejuas, mas somente teu Pai, que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará.”


ilustração hiper-realista da cena descrita em Mateus 6:1-6, 16-18, onde Jesus ensina sobre praticar a justiça, dar esmolas, orar e jejuar em segredo, em uma colina tranquila com seguidores atentos ao seu redor.

 

Reflexão:

O Evangelho de hoje nos chama a uma vida espiritual autêntica e sincera, afastada da busca por reconhecimento humano e centrada na relação íntima com Deus. Jesus nos adverte contra a hipocrisia em nossas práticas de piedade, como a esmola, a oração e o jejum, e nos convida a realizar estas ações com pureza de intenção.

“Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles.” Esta advertência nos lembra que a verdadeira piedade não busca a aprovação ou o louvor dos outros, mas agrada a Deus. Santo Agostinho explica que o valor das nossas obras está na intenção do coração, e não na exibição externa.

Quando damos esmola, Jesus nos ensina a fazê-lo em segredo, sem alarde. “Não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas.” A generosidade cristã deve ser discreta e humilde, focada no bem-estar do próximo e não na autopromoção. São João Crisóstomo nos lembra que a verdadeira caridade é aquela que se realiza em segredo, pois é vista por Deus, que conhece os segredos dos nossos corações.

Na oração, Jesus nos chama a buscar a comunhão com Deus em silêncio e privacidade. “Entra no teu quarto e, fechada a porta, ora a teu Pai em segredo.” A oração sincera e humilde é um diálogo íntimo com Deus, longe das distrações e das pretensões públicas. Santo Tomás de Aquino ensina que a eficácia da oração está na sinceridade do coração e na devoção com que nos dirigimos a Deus.

O jejum, uma prática de penitência e auto-disciplina, deve ser realizado com alegria e discrição. “Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.” Jesus nos chama a viver o jejum com uma atitude de alegria, reconhecendo que é uma oferta a Deus e não um meio de mostrar nossa espiritualidade aos outros. São Basílio o Grande destaca que o verdadeiro jejum é aquele que transforma o coração e nos aproxima mais de Deus.

Jesus nos desafia a viver uma espiritualidade autêntica, centrada na nossa relação com Deus e marcada pela sinceridade. As práticas de esmola, oração e jejum devem ser expressões de um coração puro, que busca agradar a Deus acima de tudo.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Minhas práticas de piedade estão focadas em agradar a Deus ou em buscar reconhecimento dos outros?

2. Como posso cultivar uma vida de oração mais íntima e sincera, longe das distrações e pretensões públicas?

3. De que maneiras posso praticar a caridade e o jejum com mais discrição e humildade, reconhecendo que Deus vê o que está em segredo?

 

Mensagem final:

Que nossas práticas de esmola, oração e jejum sejam sempre realizadas com sinceridade e pureza de intenção, buscando agradar a Deus em secreto e confiando que Ele, que vê o que está oculto, nos recompensará generosamente.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page