top of page

A Seriedade do Discipulado e o Sal da Vida

Liturgia Diária:

Dia 27/02/2025 - Quinta-feira


Evangelho: Marcos 9,41-50

"Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, em verdade vos digo, não perderá sua recompensa. E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma grande pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a; é melhor entrares na vida sem uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. E, se teu pé te leva a pecar, corta-o; é melhor entrares na vida sem um dos pés do que, tendo os dois, seres jogado no inferno. E, se teu olho te leva a pecar, arranca-o; é melhor entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois, seres jogado no inferno, onde o verme deles não morre e o fogo não se apaga. Pois todos serão salgados com fogo. O sal é uma coisa boa, mas, se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros."

Jesus ensina em Marcos 9,41-50 sobre a gravidade do pecado e o valor da pureza espiritual. A luz divina destaca sua autoridade e o chamado à conversão.

Reflexão:

Neste Evangelho, Jesus nos desafia a encarar com seriedade o chamado ao discipulado. Ele usa imagens fortes para ilustrar a radicalidade necessária no combate ao pecado e no cuidado com os "pequeninos". Suas palavras nos levam a refletir sobre a necessidade de remover tudo o que nos afasta de Deus, por mais difícil que isso possa parecer.

Jesus alerta para o escândalo, especialmente contra os mais vulneráveis na fé. Ele nos chama a proteger e edificar uns aos outros, garantindo que nossas ações sejam sempre um testemunho que conduz ao Reino de Deus. Esse cuidado é uma expressão do amor que deve caracterizar a vida cristã.

O sal, símbolo de pureza e preservação, representa a missão dos discípulos de trazer sabor e vitalidade ao mundo. Mas, para isso, é necessário que permaneçamos fiéis ao Evangelho, mantendo o "sabor" de nossa fé através de uma vida coerente e comprometida com a verdade.

Essa passagem é um convite a uma conversão contínua e a uma vida de comunhão com Deus e com o próximo, marcada pela paz e pelo amor genuíno.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

  1. Há algo em minha vida que precisa ser "cortado" para que eu possa seguir Jesus com mais fidelidade?

  2. Como posso ser "sal" no mundo, preservando e difundindo os valores do Evangelho?

  3. Minhas ações edificam ou escandalizam aqueles que estão em busca de Deus?


Mensagem Final:

Jesus nos chama a uma vida de radicalidade no amor e no cuidado com os outros. Seja "sal" no mundo, mantendo sua fé viva e inspirando paz e comunhão em todas as suas relações.

Kommentare


Receba Inspirações Diárias em Seu E-mail. Assine a Newsletter do Caminho de Fé

Permita que a Palavra de Deus ilumine sua vida! Inscreva-se e receba e-mails sempre que publicarmos novos conteúdos para enriquecer sua caminhada espiritual.

Não perca a oportunidade de transformar cada dia com fé, esperança e inspiração. Inscreva-se agora!

Obrigado(a)!

bottom of page