top of page

A Pureza do Coração

Liturgia Diária:

Dia 01/09/2024 - Domingo


LITURGIA DOMINICAL 01-09-2024Caminho de Fé

 

Evangelho: Marcos 7,1-8.14-15.21-23

“Os fariseus e alguns dos escribas, vindos de Jerusalém, tinham visto que alguns dos seus discípulos comiam pão com mãos impuras, isto é, por lavar. Pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes, e, voltando da praça, não comem sem se lavar; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como lavar copos, jarros e vasos de cobre. E os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: ‘Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem com mãos impuras?’ Respondeu-lhes: ‘Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Pois, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens.’ E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: ‘Ouvi-me vós todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem. Porque do interior, do coração dos homens, saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.’”


imagem de Jesus ensinando sobre a pureza interior versus os rituais externos, conforme Marcos 7,1-8.14-15.21-23.

 

Reflexão sobre o Evangelho:

Neste Evangelho, Jesus confronta a hipocrisia dos fariseus e escribas, que priorizam as tradições humanas acima dos mandamentos de Deus. Eles criticam os discípulos de Jesus por não seguirem os rituais de purificação, mas Jesus responde com uma verdade profunda: a verdadeira pureza não é exterior, mas interior, vinda do coração.

São João Crisóstomo comenta que “não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai dela”. Jesus ensina que as ações e palavras refletem o estado do coração. A hipocrisia dos fariseus é uma advertência para nós: não devemos nos apegar apenas às práticas externas da fé, mas buscar uma transformação interior, uma conversão do coração.

O que realmente importa para Jesus é a sinceridade da fé e a integridade do coração. Ele cita o profeta Isaías, lembrando que um culto vazio, apenas de palavras, não agrada a Deus. Deus deseja um coração contrito, humilde e cheio de amor. A lista de pecados que Jesus menciona – maus pensamentos, adultérios, furtos, etc. – todos procedem de um coração não transformado. A purificação que Deus deseja é a do coração, onde reside a verdadeira moralidade e espiritualidade.

Este Evangelho nos convida a refletir sobre nossas próprias vidas. Estamos apenas cumprindo rituais externos ou estamos buscando uma verdadeira conversão interior? Nossa prática da fé deve ir além das tradições humanas e se enraizar profundamente no amor e nos mandamentos de Deus.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Minha prática da fé está focada mais em rituais externos ou na conversão do coração?

2. Como posso purificar meu coração para que minhas ações reflitam verdadeiramente minha fé?

3. De que maneiras posso evitar a hipocrisia e viver uma vida autêntica diante de Deus?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia:

Primeira Leitura: Deuteronômio 4,1-2.6-8

Salmo: 14(15),2-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1a)

Segunda Leitura: Tiago 1,17-18.21b-22.27

Evangelho: Marcos 7,1-8.14-15.21-23

 

As leituras de hoje destacam a importância de seguir os mandamentos de Deus com um coração puro e sincero. Em Deuteronômio, Moisés exorta o povo a observar os mandamentos de Deus, que são justos e sábios. O salmo descreve quem pode habitar no santuário do Senhor: aqueles que são íntegros e justos. Tiago nos chama a ser praticantes da palavra e não apenas ouvintes, sublinhando a importância de uma religião pura e sem mácula. O Evangelho de Marcos nos lembra que a verdadeira pureza vem do coração, e não apenas das práticas externas. Estas leituras nos desafiam a viver uma fé autêntica e transformadora, centrada na justiça, misericórdia e humildade.

 

Mensagem final:

Que possamos buscar uma verdadeira pureza de coração, evitando a hipocrisia e vivendo uma fé autêntica e sincera. Que nossas ações reflitam um coração transformado pelo amor de Deus, guiado pelos seus mandamentos e aberto à sua graça.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page