top of page

A Promessa de Recompensa Divina

Liturgia Diária:

Dia 28/05/2024 - Terça-feira

 

Evangelho: Marcos 10,28-31

Então Pedro começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, não há ninguém que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba cem vezes mais agora, neste tempo, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo vindouro, a vida eterna. Mas muitos que são primeiros serão últimos, e os últimos, primeiros.”


ilustração representando a cena de Marcos 10:28-31, onde Jesus conversa profundamente com seus discípulos após o encontro com o jovem rico. A imagem capta a atenção dos discípulos e a expressão de Jesus, em um ambiente rural da Judeia do primeiro século.

 

Reflexão:

O Evangelho de Marcos nos apresenta uma resposta de Jesus que é ao mesmo tempo, uma promessa e um desafio. Pedro, representando os discípulos, relembra a Jesus que eles abandonaram tudo para segui-lo, buscando entender o que isso significaria para seus futuros. A resposta de Jesus é profunda, prometendo uma recompensa não apenas no céu, mas também na terra.

Jesus assegura aos Seus seguidores que nenhum sacrifício feito por amor a Ele e ao evangelho será em vão. Ele promete uma recompensa abundante já nesta vida, que supera em muito o que foi deixado para trás. Esta recompensa, no entanto, vem acompanhada de perseguições, um lembrete de que a jornada cristã é marcada tanto por bênçãos quanto por desafios.

O ensinamento de que “muitos que são primeiros serão últimos, e os últimos, primeiros”, serve como uma advertência contra a complacência e o orgulho. Ele subverte as noções mundanas de status e importância, colocando o reino de Deus como um domínio onde os valores são radicalmente reorientados. Esta passagem desafia os cristãos a refletir sobre suas motivações e a verdadeira natureza das recompensas que buscam.

A exegese desta passagem ecoa os ensinamentos de São Basílio e São Gregório de Nissa sobre a natureza do verdadeiro discipulado, sendo sempre acompanhado por sacrifícios pessoais, mas também por uma comunhão mais profunda com Cristo e com a comunidade de crentes.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Quais sacrifícios fiz que parecem não ter sido recompensados e como posso ver esses sacrifícios sob a luz da promessa de Jesus?

2. Como as perseguições podem estar presentes na minha vida como parte das promessas de recompensa?

3. De que maneira posso reorientar minhas expectativas para alinhá-las com os valores do Reino de Deus?

 

Mensagem final:

Neste dia, que compreendamos a promessa de Jesus sobre as recompensas divinas, não apenas na eternidade, mas também nesta vida, apesar das adversidades. Que cada sacrifício e cada desafio enfrentado por amor a Cristo nos aproxime mais do Seu Reino, onde os últimos serão os primeiros.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page