top of page

A Parábola dos Trabalhadores na Vinha

Liturgia Diária:

Dia 21/08/2024 - Quarta-feira

Memória de São Pio X, papa


Evangelho: Mateus 20,1-16a

"Porque o reino dos céus é semelhante a um proprietário que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustando com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha. Saindo pela terceira hora, viu outros que estavam na praça desocupados e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram. Tendo saído outra vez perto da hora sexta e da nona, fez o mesmo. Saindo por volta da undécima hora, encontrou outros que estavam parados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo? Responderam: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha. Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros. Vindo os da undécima hora, cada um deles recebeu um denário. Vindo os primeiros, pensaram que receberiam mais; mas cada um deles também recebeu um denário. Ao recebê-lo, murmuravam contra o proprietário, dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora, e os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos."


ilustração de Mateus 20:1-16a, mostrando a Parábola dos Trabalhadores na Vinha. A cena apresenta um vinhedo com trabalhadores, alguns começando cedo e outros mais tarde. O proprietário da vinha está pagando igualmente a todos os trabalhadores, com alguns expressando surpresa ou descontentamento. O fundo destaca fileiras de videiras sob um céu claro. A atmosfera é animada e reflexiva, destacando os temas de generosidade e igualdade no Reino dos Céus.

Reflexão:

O evangelho de hoje apresenta a parábola dos trabalhadores na vinha, que nos desafia a repensar nossas ideias sobre justiça e generosidade no Reino dos Céus. Jesus compara o Reino dos Céus a um proprietário que contrata trabalhadores em diferentes horas do dia, mas paga a todos o mesmo salário. Esta parábola sublinha a generosidade de Deus, que oferece a mesma graça a todos, independentemente do tempo ou esforço investido.

São João Crisóstomo observa que a parábola enfatiza a soberania de Deus e sua bondade. O denário dado a cada trabalhador representa a salvação, um dom gratuito oferecido a todos, independentemente de quando responderam ao chamado de Deus. Esta parábola nos ensina que a salvação não é algo que podemos merecer por nossos próprios méritos, mas é um presente da misericórdia divina.

A reação dos trabalhadores que chegaram primeiro, que murmuram contra o proprietário, reflete nossa tendência humana de comparar e julgar. Muitas vezes, sentimos que merecemos mais do que os outros por nossos esforços e sacrifícios. No entanto, Jesus nos chama a reconhecer que no Reino de Deus, a medida não é a quantidade de trabalho, mas a generosidade e o amor do Pai.

Esta parábola também nos desafia a acolher a todos com generosidade e alegria, sem ciúmes ou ressentimentos. O proprietário da vinha exemplifica a justiça divina que é sempre acompanhada de misericórdia. Somos convidados a imitar essa generosidade em nossas vidas, acolhendo com alegria aqueles que se juntam ao trabalho do Reino em qualquer fase de suas vidas.

Neste dia, ao celebrarmos a memória de São Pio X, papa conhecido por seu zelo pastoral e sua devoção à Eucaristia, somos lembrados da importância de acolher a todos na vinha do Senhor com um coração generoso e sem julgamento. São Pio X dedicou sua vida ao serviço da Igreja, promovendo a participação frequente na Eucaristia e a formação cristã. Que seu exemplo inspire nossa caminhada de fé.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso acolher a generosidade de Deus em minha vida, reconhecendo que a salvação é um dom gratuito e não algo que eu possa merecer?

2. Estou disposto a acolher todos que se juntam à obra do Reino de Deus, sem julgamentos ou comparações?

3. Como posso imitar a generosidade e o amor do proprietário da vinha em minhas interações diárias com os outros?


Mensagem final:

Que possamos acolher a generosidade de Deus com um coração agradecido, reconhecendo que todos somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor. Inspirados pelo exemplo de São Pio X, que nossa vida de fé seja marcada pela generosidade, pelo amor e pela acolhida de todos, confiando sempre na misericórdia e na bondade do nosso Pai Celestial.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page