top of page

A Oração pela Unidade Universal

Liturgia Diária:

Dia 16/05/2024 - Quinta-feira

 

Evangelho: João 17,20-26

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que crerão em mim por meio da sua palavra, para que todos sejam um; como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um, eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como me amaste. Pai, quero que onde eu estou, eles também estejam comigo, para que vejam a minha glória, que me deste porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço, e estes reconheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e o farei conhecer, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles.”


ilustração baseada em João 17:20-26, retratando Jesus orando em um jardim tranquilo ao amanhecer. Esta imagem busca capturar a essência de sua oração por unidade e amor entre todos os crentes.

 

Reflexão:

A oração sacerdotal de Jesus em João 17,20-26 revela seu desejo ardente pela unidade de todos os que crerão nele, refletindo a perfeita união entre Ele e o Pai. Esta unidade tem um propósito divino claro: que o mundo reconheça a missão de Jesus como o enviado do Pai, consolidando a fé dos crentes.

Jesus não só roga pela unidade, mas também compartilha com seus seguidores a glória que recebeu do Pai, visando fortalecer essa união. Esta glória não é meramente um brilho externo, mas uma manifestação profunda do amor divino, facilitando a comunhão entre os crentes e com Deus. Tal unidade é vista por Jesus como essencial para a missão da Igreja, pois através dela o mundo pode testemunhar a verdade do amor de Deus.

Além disso, Jesus expressa o desejo de que seus seguidores estejam com Ele para testemunhar sua glória — uma glória concedida por um amor eterno que precede a fundação do mundo. Este aspecto da oração de Jesus destaca a natureza eterna e imutável do amor de Deus, assim como a esperança da vida eterna ao lado de Cristo.

A revelação do nome de Deus aos discípulos simboliza um profundo conhecimento e relação pessoal com Deus. Jesus promete continuar essa revelação, enfatizando que o amor divino que o Pai tem por Ele também reside nos crentes. Isso sublinha a íntima relação entre Deus, Jesus e os crentes, fundamentada no amor.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso promover a unidade na minha comunidade, refletindo a união entre Jesus e o Pai?

2. De que maneiras a glória e o amor de Deus manifestam-se na minha vida e como posso testemunhar isso ao mundo?

3. Como o conhecimento do nome de Deus e sua natureza influencia minha relação com Ele e com os outros?

 

Mensagem final:

Que sejamos inspirados pela oração de Jesus para vivermos em unidade, refletindo o amor e a glória que Ele compartilhou conosco. Que nossa vida e testemunho ajudem o mundo a reconhecer e acreditar, na verdade, do Evangelho.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page