top of page

A Morada Divina em Nós

Liturgia Diária:

Dia 29/04/2024 - Segunda-feira

 

Evangelho: João 14,21-26

“Quem tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e quem me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, como é que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis, não é minha, mas do Pai que me enviou. Disse-vos estas coisas, estando convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito.”


 imagem que representa João 14:21-26, capturando um momento espiritualmente significativo entre Jesus e seus discípulos, prometendo o Espírito Santo.

 

Reflexão:

Neste trecho do Evangelho de João, somos introduzidos a um diálogo íntimo entre Jesus e seus discípulos, onde o tema central é a manifestação de Deus aos que O amam e guardam seus mandamentos. Este é um convite à experiência de uma relação pessoal e profunda com o Divino.

O amor aqui é apresentado não como um sentimento efêmero, mas como uma ação: guardar os mandamentos de Cristo. Esta obediência não é um fardo, mas uma expressão de amor que traz consigo uma promessa extraordinária: “Meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” Este conceito reflete uma teologia de presença, onde Deus não é um ser distante, mas alguém que habita dentro daqueles que O amam verdadeiramente.

Santo Agostinho, refletindo sobre essas palavras, destacou que Deus faz morada na alma que O ama e observa seus mandamentos como um templo sagrado. Assim, o amor por Deus se transforma em um chamado para transformar nossa vida numa constante adoração e serviço.

O diálogo inclui também a personagem de Judas (não Iscariotes), que questiona como Jesus se manifestaria apenas aos seus seguidores e não ao mundo inteiro. A resposta de Jesus destaca que a manifestação divina é pessoal e íntima, acessível àqueles que estão comprometidos em viver segundo a Sua palavra.

Este trecho também sublinha a função do Espírito Santo, descrito como Paráclito, ou seja, aquele chamado para estar ao lado de alguém, para ajudar. O Espírito Santo é prometido como um mestre interior que nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar tudo o que Jesus disse, garantindo que a mensagem de Cristo continue viva e atuante em nós.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso cultivar um amor verdadeiro por Deus que se manifesta na obediência a seus mandamentos?

2. De que maneiras percebo a presença divina fazendo morada em minha vida?

3. Como o Espírito Santo tem me ajudado a compreender melhor os ensinamentos de Cristo?

 

Mensagem final:

No silêncio do coração que ama e guarda os ensinamentos de Cristo, Deus faz sua morada. Que hoje possamos abrir nossas almas para esta presença transformadora, permitindo que o Espírito Santo nos guie em cada passo.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page