top of page

A Mensagem do Anjo

Liturgia Diária:

Dia 30/03/2024 - Sábado


Evangelho: Marcos 16,1-7

“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de madrugada, ao nascer do sol. E diziam entre si: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? Mas, olhando, viram removida a pedra, que era muito grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido de uma longa túnica branca; e ficaram atemorizadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis. Buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado? Já ressuscitou, não está aqui. Eis o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei aos seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse.”

 

ilustração inspirada em Marcos 16:1-7, capturando o momento mágico ao amanhecer, quando Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé encontram o túmulo aberto e são recebidas pela mensagem do anjo sobre a ressurreição de Jesus. A cena é cuidadosamente composta para refletir a reverência e o mistério desse acontecimento divino, utilizando iluminação e expressões que transmitem a profundidade emocional do encontro.

Reflexão:

O relato de Marcos sobre a visita das mulheres ao sepulcro na manhã da ressurreição é um momento de profunda transformação na história da salvação. Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, representam a comunidade fiel que, mesmo no luto, continua a servir Jesus, preparando-se para ungir Seu corpo conforme os costumes judaicos. Sua devoção é recompensada com a revelação mais extraordinária: “Ele ressuscitou, não está aqui”.

A questão que elas levantam sobre quem removeria a pedra revela a preocupação humana com os obstáculos físicos e espirituais que encontramos em nossa jornada de fé. A remoção da pedra, uma tarefa que parecia impossível para elas, é um símbolo poderoso da maneira como Deus remove os obstáculos insuperáveis em nossas vidas, especialmente aqueles que impedem nosso encontro com o Ressuscitado.

A mensagem do anjo não é apenas um anúncio da ressurreição, mas também uma instrução para levar a boa nova aos discípulos e a Pedro, enfatizando a restauração e a esperança. Especificamente mencionar Pedro, que havia negado Jesus, destaca a misericórdia e o perdão que são fundamentais na mensagem do Evangelho.

Santo Agostinho comenta que a ressurreição de Cristo é a nossa esperança. Ele nos ensina que, assim como Cristo venceu a morte, também nós somos chamados a viver uma nova vida, superando o pecado e a morte pelo poder da ressurreição.

A descoberta do túmulo vazio e o encontro com o anjo são um convite para transformar nosso medo e tristeza em alegria e missão. Assim como as mulheres foram encarregadas de anunciar a ressurreição, também nós somos chamados a ser mensageiros da esperança e do amor de Deus, testemunhando a vitória de Cristo sobre a morte.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Quais “pedras” em minha vida preciso confiar a Deus para remover, a fim de me encontrar mais plenamente com o Ressuscitado?

2. Como posso, na minha realidade atual, ser um mensageiro da esperança e da ressurreição de Jesus?

3. De que maneira a misericórdia demonstrada a Pedro me inspira a buscar o perdão e a reconciliação em minhas próprias relações?

 

Mensagem final:

Que a alegria da ressurreição encha nossos corações de esperança e nos inspire a viver conforme a nova vida que nos foi dada em Cristo. Que, ao testemunharmos Sua vitória sobre a morte, possamos também ser portadores de Sua luz em um mundo que anseia por amor e redenção.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page