top of page

A Libertação da Legião

Liturgia Diária:

Dia 29/01/2024 - Segunda-feira

 

Evangelho: Marcos 5,1-20

"Chegaram à outra margem do mar, na região dos Gerasenos. E, quando Jesus saiu da barca, logo veio ao seu encontro, dos túmulos, um homem possesso de espírito imundo. Ele morava nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes fora preso com grilhões e correntes, mas rompia as correntes e quebrava os grilhões, e ninguém o conseguia dominar. Continuamente, noite e dia, nos sepulcros e pelos montes, ele gritava e feria-se com pedras. Vendo Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, e gritando com voz forte, disse: 'Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus, não me atormentes!' Pois Jesus lhe dizia: 'Espírito imundo, sai deste homem!' E perguntou-lhe: 'Qual é o teu nome?' Ele respondeu: 'Meu nome é Legião, porque somos muitos.' E suplicavam-lhe insistentemente que não os expulsasse da região. Havia ali, junto ao monte, uma grande manada de porcos pastando. E os espíritos impuros suplicaram: 'Envia-nos para os porcos, para que entremos neles.' Jesus lhes concedeu. Os espíritos impuros saíram e entraram nos porcos; e a manada, de cerca de dois mil, precipitou-se monte abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram. Os porcadores fugiram e contaram o ocorrido na cidade e pelos campos. As pessoas foram ver o que tinha acontecido. Aproximaram-se de Jesus e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, sentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo. Os que tinham visto contaram o que acontecera ao endemoninhado e aos porcos. E começaram a rogar a Jesus que se retirasse da região. Enquanto ele entrava na barca, o que estivera possesso suplicava-lhe para ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu, mas disse-lhe: 'Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti e como teve misericórdia de ti.' Ele foi embora e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam."


 ilustração hiper-realista da passagem de Marcos 5:1-20. A imagem retrata vividamente o momento em que Jesus liberta o homem possuído pela "Legião", em um cenário que reflete a região dos gerasenos do primeiro século, com um foco detalhado na precisão histórica das vestimentas, ambiente e expressões dos personagens.

Reflexão:

A narrativa de Marcos 5,1-20 é uma profunda revelação do poder de Cristo sobre as forças do mal. Este episódio nos ensina sobre a misericórdia divina e a libertação dos males que afligem a humanidade. O homem possesso, vivendo entre sepulcros, representa a humanidade aprisionada pelo pecado e pela opressão demoníaca. A incapacidade humana de conter o mal, ilustrada pelas correntes quebradas, destaca a necessidade de uma intervenção divina.

A submissão dos demônios a Cristo é um testemunho do poder soberano de Deus. Ao permitir que os demônios entrassem nos porcos, Jesus mostra que a criação não pode ser corrompida pelo mal sem a permissão divina. Este ato também simboliza a purificação, onde o mal é expulso e afogado, uma metáfora para o batismo que nos liberta do pecado.

A reação dos habitantes da Gerasa, pedindo a partida de Jesus, reflete o medo e a incompreensão humana diante do divino. Muitas vezes, preferimos nossa familiaridade com o mal a enfrentar a transformação que a presença de Deus exige.

Por outro lado, a transformação do endemoninhado, agora são, vestido e em seu perfeito juízo, é um sinal da restauração que Cristo oferece. Ele é enviado para testemunhar entre os seus, mostrando que nossa missão é proclamar as maravilhas de Deus em nossa própria vida.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1.  Como podemos identificar e resistir às "correntes" que nos prendem ao pecado em nossa vida?

2.  De que maneira a nossa transformação pessoal pode testemunhar o poder de Deus para os outros?

3.  Como podemos acolher a presença transformadora de Cristo em nossas vidas, mesmo quando isso exige mudanças profundas?

 

Mensagem final:

Que a libertação operada por Cristo no Geraseno nos inspire a buscar a verdadeira liberdade em Deus, enfrentando nossos demônios internos com fé e coragem.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page