top of page

A Glorificação através do Sacrifício

Liturgia Diária:

Dia 17/03/2024 - Domingo


LITURGIA DOMINICAL 17/03/2024Caminho de Fé

Evangelho: João 12,20-33

"Entre aqueles que tinham subido para adorar durante a festa, havia alguns gregos. Estes, então, aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediram: 'Senhor, queremos ver Jesus.' Filipe foi e disse a André; então André e Filipe foram e disseram a Jesus. Jesus respondeu-lhes, dizendo: 'Chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, permanece só; mas se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. Se alguém me serve, o Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que direi? Pai, salva-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome.' Então veio uma voz do céu: 'Eu já o glorifiquei e voltarei a glorificá-lo.' A multidão, que estava presente e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: 'Um anjo falou com ele.' Jesus respondeu e disse: 'Esta voz não veio por minha causa, mas por vossa. Agora é o julgamento deste mundo; agora o príncipe deste mundo será expulso. E eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim.' Ele dizia isto para indicar de que morte ia morrer."


ilustração captura o momento em que Jesus fala aos gregos sobre sua glorificação, simbolizada pela parábola do grão de trigo que deve morrer para produzir muitos frutos. Jesus é retratado centralmente, com as mãos abertas ou apontando para o céu, cercado por gregos interessados e seus discípulos atentos, sob um céu que se abre para a voz divina, refletindo a aprovação de Deus sobre sua missão.

Reflexão sobre o Evangelho:

A passagem do Evangelho segundo João 12,20-33 é profundamente simbólica e reveladora, marcando um ponto de inflexão no ministério de Jesus. Este trecho nos apresenta um evento único: a aproximação de alguns gregos que desejam ver Jesus. Este pedido simboliza o interesse e a atração universal pela mensagem de Cristo, transcendendo as fronteiras étnicas e religiosas de Israel. A resposta de Jesus a esse pedido introduz uma profunda reflexão sobre a natureza de sua missão e o caminho para a glória.

O Grão de Trigo

A metáfora do grão de trigo é central neste discurso de Jesus. Ele ensina que, para produzir fruto, o grão de trigo deve primeiro morrer. Esta imagem fala diretamente da morte iminente de Jesus na cruz, mas também serve como uma lição fundamental sobre a vida espiritual: somente através da morte para si mesmo, do sacrifício e da entrega, é que se pode alcançar a verdadeira vida e fecundidade espiritual. Essa verdade contradiz a lógica mundana de auto-preservação a todo custo, propondo um caminho de desapego, serviço e seguimento de Cristo.

A Hora de Jesus

Jesus declara que "chegou a hora" de ser glorificado, referindo-se à sua paixão e morte iminentes. Esta "hora" é o ponto culminante de sua missão terrena, o momento de sua maior entrega e amor. A glorificação de Jesus na cruz é um paradoxo: ele é elevado, não num trono de poder segundo as expectativas mundanas, mas numa cruz de sofrimento e abnegação. Esta glorificação revela a verdadeira natureza de Deus, cujo poder se manifesta na fraqueza e cuja vitória se realiza na entrega.

Servir e Seguir

Jesus convida seus discípulos a segui-lo nesse caminho de sacrifício, prometendo que onde Ele estiver, ali estará também seu servo. Este chamado ao discipulado é um convite a participar na missão de Jesus, compartilhando sua vida de serviço e obediência ao Pai. A promessa de honra por parte do Pai aos que servem a Jesus é um lembrete de que o verdadeiro valor e reconhecimento vêm de Deus, não das honrarias humanas.

A Voz do Céu

A intervenção divina, com uma voz do céu confirmando a glorificação de Jesus, enfatiza a aprovação do Pai à entrega do Filho e prenuncia a vitória sobre o "príncipe deste mundo". Este momento dramático sublinha a importância cósmica da paixão de Jesus, como evento que tem implicações não apenas para a humanidade, mas para toda a criação.

Atração Universal

Finalmente, Jesus profetiza que, sendo "elevado da terra", atrairá todos a si. Esta é uma declaração de esperança e universalidade da salvação, indicando que a cruz é o ponto de convergência para toda a humanidade. A cruz, portanto, não é apenas um instrumento de morte, mas um sinal de amor e um chamado à unidade em Cristo.


João 12,20-33 nos desafia a refletir sobre o significado da verdadeira liderança e glória no Reino de Deus. Nos ensina que a vida que vale a pena viver é aquela entregue em serviço aos outros, seguindo os passos de Jesus, que se entregou totalmente por amor a nós. Este trecho é um convite à transformação pessoal, à renúncia do egoísmo e à adoção de uma vida marcada pelo amor sacrificial.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso praticar a entrega e o sacrifício em minha vida diária, seguindo o exemplo de Jesus?

2. De que maneiras estou buscando a glória e a aprovação mundanas, em vez de buscar a verdadeira vida que Jesus oferece?

3. Qual é o significado de "odiar a vida neste mundo" para mim, em termos de prioridades, valores e compromissos?

 

Reflexão Sobre as Leituras do Dia:

Primeira Leitura: Jr 31,31-34.

Salmo: Sl 50(51),3-4.12-13.14-15 (R. 12a).

Segunda Leitura: Hb 5,7-9.

Evangelho: Jo 12,20-33.

As leituras deste dia nos falam profundamente sobre a renovação, o sacrifício e a obediência. Desde a nova aliança prometida em Jeremias, passando pela súplica de purificação no Salmo 50, até a obediência de Cristo descrita em Hebreus, somos convidados a refletir sobre a transformação interior que Deus deseja realizar em cada um de nós. A obediência de Jesus até a morte, e morte de cruz, é o modelo supremo de fé e serviço que devemos aspirar, reconhecendo que a verdadeira glorificação vem através do sacrifício e da entrega total a Deus.

 

Mensagem final:

Que nesta semana possamos olhar para o grão de trigo que morre para gerar vida, refletindo sobre as áreas de nossa vida que precisam morrer para que possamos viver plenamente em Cristo. Que a graça de seguir Jesus e o poder do seu sacrifício nos transformem, nos conduzindo pelo caminho da verdadeira vida e glorificação em Deus.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page