A Fé que Acolhe o Profeta
- escritorhoa
- 5 de fev.
- 2 min de leitura
Liturgia Diária:
Dia 05/02/2025 - Quarta-feira
Evangelho: Marcos 6,1-6
"Saindo dali, Jesus foi para sua própria terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o ouviam se admiravam e diziam: “De onde lhe vem tudo isso? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E esses milagres realizados por suas mãos? Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não vivem aqui entre nós?”. E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria terra, entre seus parentes e em sua casa”. E ali não pôde fazer nenhum milagre, a não ser curar alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E estava admirado com a falta de fé deles. E percorria os povoados das redondezas, ensinando."

Reflexão:
No Evangelho de hoje, vemos Jesus voltando à sua terra natal, mas recebendo uma recepção fria e marcada pela incredulidade. As pessoas que o conheciam desde a infância não conseguiram reconhecer nele o Messias. Esse preconceito contra o “familiar” os impediu de abrir o coração para a graça de Deus.
Essa rejeição é um lembrete de como, muitas vezes, podemos deixar de valorizar as bênçãos e os sinais de Deus em nosso cotidiano. Quantas vezes não reconhecemos os profetas que Deus coloca ao nosso lado, seja na família, na comunidade ou nos eventos simples do dia a dia?
Jesus não força sua presença; ele respeita a liberdade humana. Contudo, sua admiração pela falta de fé daquelas pessoas nos provoca a refletir sobre nossa própria abertura à ação de Deus. O que em nossa vida pode estar limitando os milagres que o Senhor deseja realizar?
Santa Águeda, cuja memória celebramos hoje, é exemplo de uma fé destemida e acolhedora. Sua coragem em testemunhar Cristo até o martírio nos ensina a perseverar mesmo diante das rejeições e das provações.
Pensamentos para Reflexão Pessoal:
Reconheço os sinais e os profetas que Deus coloca em minha vida cotidiana?
O que pode estar impedindo minha fé de crescer e permitir que Deus realize grandes obras em mim?
Como posso aprender com Santa Águeda a ser mais fiel e corajoso em meu testemunho cristão?
Mensagem Final:
A incredulidade fecha as portas para as bênçãos de Deus. Seja como Santa Águeda: confie plenamente e acolha a presença do Senhor, permitindo que Ele transforme sua vida com seu amor e poder.
Comments