top of page

A Fé e a Intercessão: O Anúncio do Nascimento de João Batista

Liturgia Diária:

Dia 19/12/2023 - Terça-feira

 

Evangelho: Lucas 1,5-25

"No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; sua esposa era das filhas de Aarão, e chamava-se Isabel. Eram ambos justos diante de Deus, andando irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em dias. Sucedeu que, exercendo Zacarias diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, conforme o costume sacerdotal, coube-lhe por sorte entrar no santuário do Senhor para queimar incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Zacarias perturbou-se ao vê-lo, e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse-lhe: 'Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi ouvida, e tua esposa Isabel dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Este será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, ainda no ventre de sua mãe. Converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os desobedientes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem-disposto'. Zacarias disse ao anjo: 'Como saberei isto? Pois sou velho, e minha esposa avançada em dias'. O anjo, respondendo, disse-lhe: 'Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e dar-te esta boa nova. Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que estas coisas aconteçam, porque não creste nas minhas palavras, que se cumprirão a seu tempo'. O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se de ele demorar tanto no santuário. Quando saiu, não lhes podia falar, e entenderam que tinha visto alguma visão no santuário. Ele, porém, lhes acenava, e ficou mudo. E sucedeu que, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa. Depois destes dias, sua esposa Isabel concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: 'Assim me fez o Senhor nos dias em que olhou para mim, para tirar o meu opróbrio entre os homens'."


ilustração hiper-realista baseada em Lucas 1:5-25, retratando o momento em que Zacarias encontra o Anjo Gabriel no Templo.

 

Reflexão:

Lucas 1,5-25 nos apresenta o anúncio do nascimento de João Batista a Zacarias. Esta passagem é rica em significado, mostrando a intervenção divina na vida dos fiéis e a resposta humana à revelação de Deus. Zacarias e Isabel, ambos justos e fiéis, enfrentavam o desafio da esterilidade, uma prova de fé em si mesma. O anúncio do anjo Gabriel revela que Deus atua além das limitações humanas e cumpre promessas inimagináveis. A dúvida inicial de Zacarias contrasta com a fé, demonstrando que a fé humana, embora sujeita a falhas, é acolhida e fortalecida por Deus. João Batista, anunciado como precursor do Messias, simboliza a preparação para a vinda de Cristo. A história de Zacarias e Isabel nos convida a confiar em Deus mesmo em situações de aparente impossibilidade, lembrando-nos de que a fé se fortalece na oração e na humildade.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1.    Como posso manter minha fé em Deus diante dos desafios e das aparentes impossibilidades da vida?

2.    De que maneira minha oração e minha vida diária refletem a confiança em Deus?

3.    Como posso ser um instrumento de Deus para preparar o caminho para os outros, assim como João Batista fez?

 

Mensagem final:

Que a história do anúncio do nascimento de João Batista nos inspire a cultivar uma fé profunda e confiante em Deus, lembrando-nos de que Ele opera maravilhas além do nosso entendimento e nos chama a sermos mensageiros de Sua palavra e amor.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page