top of page

A Fé da Mulher Cananeia

Liturgia Diária:

Dia 07/08/2024 - Quarta-feira


Evangelho: Mateus 15,21-28

"E, partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidônia. E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé; seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã."


ilustração de Mateus 15:21-28, mostrando Jesus e a mulher cananeia. Jesus está em uma postura serena e compassiva, interagindo com a mulher ajoelhada, suplicando pela cura de sua filha. Os discípulos estão por perto, inicialmente céticos. O fundo retrata um cenário de aldeia simples com casas de pedra e algumas árvores, refletindo o ambiente do antigo Oriente Próximo. A atmosfera é emocionalmente carregada, destacando a fé da mulher e a misericórdia de Jesus.

Reflexão:

O evangelho de hoje nos apresenta uma narrativa de profunda fé e perseverança através da história da mulher cananeia. Esta mulher, apesar de ser gentia, demonstra uma fé extraordinária ao buscar a ajuda de Jesus para sua filha endemoninhada. Sua insistência, mesmo diante do silêncio inicial de Jesus e das aparentes rejeições, revela a profundidade de sua confiança no poder e na misericórdia do Senhor.

Santo Agostinho comenta que a resposta inicial de Jesus serve para testar e purificar a fé da mulher, mostrando que a fé verdadeira é perseverante e humilde. Jesus declara que Ele foi enviado primeiro às "ovelhas perdidas da casa de Israel", mas a mulher, com humildade e sabedoria, aceita até mesmo as migalhas que caem da mesa, demonstrando que ela compreende a grandeza da graça de Deus.

Este episódio nos ensina que a verdadeira fé não se deixa abalar pelas dificuldades ou aparentes rejeições. A mulher cananeia não se desanima com as palavras duras de Jesus, mas, ao contrário, se aproxima ainda mais, adorando e implorando por misericórdia. Sua resposta humilde e cheia de fé é recompensada por Jesus, que cura sua filha, elogiando a grandeza de sua fé.

Além disso, esta passagem nos revela o alcance universal da missão de Jesus. Embora Ele tenha começado Seu ministério entre os judeus, a fé da mulher cananeia antecipa a inclusão dos gentios no plano de salvação. Jesus demonstra que a misericórdia e o amor de Deus transcendem todas as barreiras culturais e étnicas.

Somos convidados a refletir sobre nossa própria fé: é uma fé perseverante, que confia plenamente na misericórdia de Deus, mesmo diante das adversidades? Aprendemos com a mulher cananeia a humildade necessária para reconhecer nossa dependência de Deus e nossa disposição para aceitar Sua vontade em nossas vidas.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Minha fé permanece firme e perseverante, mesmo diante dos desafios e aparentes rejeições?

2. Como posso demonstrar a mesma humildade e confiança na misericórdia de Deus que a mulher cananeia?

3. Estou disposto a reconhecer e acolher a universalidade do amor e da misericórdia de Deus, transcendendo barreiras culturais e étnicas?


Mensagem final:

Que a fé perseverante da mulher cananeia inspire nossa confiança na misericórdia de Deus, lembrando-nos de que Sua graça está disponível para todos. Que possamos, com humildade e perseverança, buscar sempre a proximidade de Jesus, confiando em Seu amor e poder para transformar nossas vidas.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page