top of page

A Fé Além da Visão

Liturgia Diária:

Dia 03/07/2024 - Quarta-feira


Evangelho: João 20,24-29

"Tomé, chamado Dídimo, um dos doze, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: 'Vimos o Senhor.' Mas ele respondeu-lhes: 'Se eu não vir em suas mãos o sinal dos cravos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei.' Passados oito dias, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: 'A paz seja convosco!' Depois disse a Tomé: 'Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; aproxima também a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.' Respondeu Tomé: 'Meu Senhor e meu Deus!' Disse-lhe Jesus: 'Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.'"


ilustração para João 20,24-29. A cena mostra Jesus no centro, mostrando as feridas nas mãos e no lado a Tomé, que está tocando as feridas com uma expressão de surpresa e reverência. Os outros discípulos estão ao redor, observando com expressões de alegria e reverência. A iluminação suave e divina destaca Jesus e Tomé, criando uma atmosfera de milagre e revelação. O cenário é uma sala simples, representando o cenáculo onde os discípulos estavam reunidos.

Reflexão:

Neste Evangelho, encontramos a figura de Tomé, um dos doze apóstolos, que ficou conhecido como “Tomé, o incrédulo”. Este episódio é profundamente revelador sobre a natureza da fé e as dúvidas que frequentemente a acompanham. Quando os outros discípulos relataram a aparição do Senhor ressuscitado, Tomé expressou sua descrença, exigindo provas tangíveis para acreditar. Sua demanda por evidências concretas é uma expressão da fraqueza humana e da dificuldade de confiar no invisível.

Oito dias depois, Jesus aparece novamente aos discípulos, e desta vez, Tomé está presente. Jesus, conhecendo suas dúvidas, convida-o a tocar Suas feridas. Tomé responde com uma das mais belas e profundas confissões de fé: "Meu Senhor e meu Deus!". Este momento de encontro e reconhecimento é transformador para Tomé, pois suas dúvidas são dissipadas diante da evidência do Ressuscitado.

Santo Agostinho comenta que Tomé duvidou para que, através de sua dúvida, a fé dos crentes fosse fortalecida. A reação de Jesus a Tomé é igualmente importante para nós: "Bem-aventurados os que não viram e creram." Esta bem-aventurança é um convite para todos nós que, sem termos visto o Cristo ressuscitado, somos chamados a crer na Sua presença e promessas. A fé cristã exige esta confiança no testemunho dos apóstolos e na experiência viva da comunidade eclesial.

São Gregório Magno diz que a incredulidade de Tomé serviu para a nossa instrução, pois sua dúvida e subsequente fé são um testemunho da realidade da ressurreição de Cristo. Em nossa vida cotidiana, muitas vezes nos deparamos com dúvidas e incertezas. É natural questionarmos e procurarmos sinais tangíveis. No entanto, somos convidados a confiar nas promessas de Cristo e na fé que nos foi transmitida pela Igreja.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Quais são as minhas dúvidas e incertezas em relação à fé? Como posso confrontá-las à luz do Evangelho?

2. De que maneira posso fortalecer minha fé sem depender exclusivamente de sinais visíveis?

3. Como posso ajudar outros a encontrar a fé em Cristo através do meu testemunho e exemplo de vida?


Mensagem final:

Que possamos, como Tomé, encontrar em nossas dúvidas uma oportunidade para fortalecer nossa fé e reconhecer Jesus como nosso Senhor e Deus. Que sejamos bem-aventurados, crendo sem ter visto, e vivendo a nossa fé com confiança e alegria.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page