Liturgia Diária:
Dia 21/11/2024 - Quinta-feira
(Memória da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria)
Evangelho: Mateus 12,46-50
"Enquanto Jesus falava às multidões, sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. Alguém lhe disse: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo.' Jesus respondeu àquele que lhe falou: 'Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?' E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'"
Reflexão:
Neste Evangelho, Jesus nos oferece um ensinamento profundo sobre a verdadeira família de Deus. Enquanto sua mãe e parentes estavam do lado de fora, alguém informa Jesus, e Ele responde com uma declaração que expande o conceito de família para além dos laços de sangue. "Quem faz a vontade de meu Pai, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." Jesus não rejeita sua família biológica, mas eleva a importância de fazer a vontade de Deus, que nos une de maneira ainda mais profunda do que os laços familiares terrenos.
Celebramos hoje a memória da Apresentação de Maria no Templo, um momento de consagração de sua vida ao Senhor. Maria, mais do que ninguém, é o exemplo perfeito de alguém que viveu para fazer a vontade de Deus. Desde sua Imaculada Conceição até o "Sim" que deu ao anjo Gabriel, e durante toda a sua vida, Maria foi a fiel serva do Senhor, completamente aberta ao plano de Deus para ela. Por isso, Maria é a mãe de todos que, como ela, se comprometem a fazer a vontade do Pai.
Este evangelho nos desafia a refletir sobre nossa própria vida: estamos verdadeiramente dispostos a viver como parte dessa grande família de Deus, fazendo a vontade do Pai em nosso dia a dia? Assim como Maria, devemos buscar ouvir a Deus com o coração aberto e dispostos a seguir sua vontade, mesmo quando ela nos chama ao sacrifício ou à renúncia.
Pensamentos para Reflexão Pessoal:
1. Tenho buscado fazer a vontade de Deus acima de todas as coisas em minha vida cotidiana?
2. De que maneira a Virgem Maria pode me inspirar a viver mais plenamente conforme o plano de Deus?
3. O que significa para mim ser parte da família de Jesus, como seu irmão, irmã ou mãe espiritual?
Mensagem final:
Que neste dia da Apresentação de Maria, possamos nos inspirar no seu exemplo de obediência e entrega total à vontade de Deus. Que sejamos membros fiéis da família de Jesus, buscando em tudo fazer o que o Pai deseja para nossas vidas, com amor e confiança.
Comments