top of page

A Difícil Entrada dos Ricos no Reino dos Céus

Liturgia Diária:

Dia 20/08/2024 - Terça-feira


Evangelho: Mateus 19,23-30

"Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isso, ficaram grandemente maravilhados e disseram: Quem poderá, pois, salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando na regeneração o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão os últimos, e muitos últimos serão os primeiros."

 ilustração de Mateus 19:23-30, mostrando Jesus ensinando sobre a dificuldade dos ricos entrarem no Reino dos Céus. A cena apresenta Jesus falando com seus discípulos, enquanto um homem rico no fundo luta para passar por um portão estreito, simbolizando o desafio. O fundo destaca uma paisagem serena com árvores e colinas distantes. A atmosfera é reflexiva, destacando a mensagem espiritual da passagem.

Reflexão:

O evangelho de hoje continua a reflexão sobre as riquezas e o seguimento de Cristo, iniciada no encontro com o jovem rico. Jesus afirma categoricamente que "é difícil entrar um rico no reino dos céus". A imagem do camelo passando pelo fundo de uma agulha sublinha a impossibilidade desta tarefa quando confiamos nas riquezas materiais. Esta hipérbole de Jesus é uma chamada à atenção sobre o perigo do apego excessivo aos bens terrenos, que pode afastar o coração humano de Deus.

Os discípulos, surpreendidos pela declaração de Jesus, questionam quem então poderá salvar-se. A resposta de Jesus é profundamente consoladora: "Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." Este ensinamento nos lembra que a salvação é um dom de Deus e que nossa confiança deve estar em Sua graça e misericórdia, não em nossos próprios esforços ou posses.

Pedro, em nome dos discípulos, pergunta sobre a recompensa para aqueles que deixaram tudo para seguir Jesus. Jesus promete que aqueles que renunciaram a tudo por amor a Ele receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Esta promessa destaca que o sacrifício por causa do Reino de Deus não é em vão, mas será abundantemente recompensado.

São João Crisóstomo observa que o verdadeiro desafio não é possuir riquezas, mas ser possuído por elas. A riqueza pode ser um obstáculo ao seguimento de Cristo se não for usada para o bem e partilhada generosamente. Jesus nos chama a colocar nossa confiança em Deus e a usar nossos recursos para ajudar os necessitados, promovendo a justiça e a caridade.

A advertência final de Jesus – "muitos primeiros serão os últimos, e muitos últimos serão os primeiros" – nos convida a reavaliar nossas prioridades e a viver com humildade. No Reino dos Céus, os valores humanos de poder e riqueza são invertidos, e a verdadeira grandeza é medida pela fidelidade e pelo amor sacrificial.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Onde está meu coração? Estou mais apegado às riquezas materiais ou à busca pelo Reino de Deus?

2. Como posso usar os recursos que tenho para servir aos outros e promover a justiça e a caridade em minha comunidade?

3. Estou disposto a deixar tudo por amor a Cristo, confiando que Ele me recompensará abundantemente na vida eterna?


Mensagem final:

Que possamos confiar na graça de Deus para nossa salvação, desapegando-nos das riquezas materiais e colocando nossa confiança no Senhor. Que nossa vida reflita a generosidade e a humildade que Jesus nos ensina, sabendo que o verdadeiro tesouro está no Reino dos Céus. Que possamos seguir a Cristo com todo o nosso coração, confiando em Sua promessa de vida eterna.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page