top of page

A Descoberta do Túmulo Vazio

Liturgia Diária:

Dia 27/12/2023 - Quarta-feira

 

Evangelho: João 20,2-8

"Então, ela correu e foi a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava, e disse-lhes: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o puseram.' Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Então, chegou Simão Pedro, seguindo-o, entrou no túmulo e viu as faixas de linho no chão; e o lenço que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então, também entrou o outro discípulo, que chegara primeiro ao túmulo, e viu, e creu."

  


Reflexão:

João 20,2-8 relata o momento crucial em que os discípulos descobrem o túmulo vazio, um evento que é central na fé cristã. A reação de Maria Madalena ao encontrar o túmulo vazio é de preocupação e confusão; ela acredita que o corpo de Jesus foi levado. Sua corrida até Pedro e o outro discípulo (tradicionalmente identificado como João) demonstra a urgência e a importância do que descobriu.

 

A narrativa da corrida ao túmulo simboliza a busca humana pela verdade e pelo significado. O fato de o discípulo amado chegar primeiro, mas esperar por Pedro para entrar, reflete uma reverência e um respeito pela liderança de Pedro, além de um senso de comunidade e companheirismo entre os discípulos.

 

A observação detalhada das faixas de linho e do lenço que tinha coberto a cabeça de Jesus sugere uma saída não apressada, mas milagrosa e ordenada de Jesus do túmulo. A disposição cuidadosa dos panos sugere que o corpo não foi roubado ou removido às pressas, mas que algo extraordinário aconteceu.

 

A crença do discípulo amado ao ver o túmulo vazio indica um momento de revelação e fé. Este versículo realça a importância da fé baseada na evidência da ressurreição de Jesus. A fé dos discípulos é fortalecida não apenas por relatos de segunda mão, mas também pela experiência pessoal da realidade do Cristo ressuscitado.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como a descoberta do túmulo vazio impacta nossa compreensão da ressurreição de Cristo e da promessa de vida eterna?

2. De que maneira podemos, como os discípulos, buscar a verdade com um coração aberto e pronto para crer?

3. Como nossa própria jornada de fé reflete a corrida dos discípulos ao túmulo e sua resposta ao que encontraram?

 

Mensagem final:

Neste dia, que a narrativa do túmulo vazio de Cristo nos inspire a buscar a verdade com fervor e a abrir nosso coração para a fé. Que a descoberta da ressurreição de Jesus reforce nossa esperança e confiança na promessa da vida eterna, guiando-nos em nosso caminho de fé e devoção.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page