top of page

A Cura do Paralítico e a Fé que Transpõe Barreiras

Liturgia Diária:

Dia 11/12/2023 - Segunda-feira

 

Evangelho: Lucas 5,17-26

"E aconteceu num daqueles dias, que ele estava ensinando, e estavam sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galileia, e da Judeia, e de Jerusalém; e o poder do Senhor estava presente para os curar. E eis que uns homens, trazendo num leito um homem que era paralítico, procuravam introduzi-lo e pô-lo diante dele. E não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o desceram com o leito no meio, diante de Jesus. E vendo ele a fé deles, disse: Homem, os teus pecados te são perdoados. E os escribas e os fariseus começaram a pensar, dizendo: Quem é este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, respondendo, disse-lhes: Que estais pensando em vossos corações? Qual é mais fácil, dizer: Os teus pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda? Mas, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. E logo se levantou diante deles, e tomando o leito em que jazia, foi para sua casa, glorificando a Deus. E todos ficaram assombrados, e glorificavam a Deus; e cheios de temor, diziam: Hoje vimos coisas maravilhosas."

 

ilustração inspirada em Lucas 5,17-26. Esta imagem retrata o momento em que Jesus cura o paralítico, um evento marcante que demonstra tanto a sua autoridade espiritual quanto o poder de cura. Observe os detalhes que refletem a época e o local da narrativa, como as vestimentas das pessoas, o interior da casa, e a forma como o paralítico é baixado pelo telhado. A expressão de Jesus e a reação da multidão também são pontos focais na imagem.

Reflexão:

No Evangelho de Lucas 5,17-26, encontramos a narrativa da cura do paralítico, um episódio que revela a profundidade da misericórdia de Cristo e o poder da fé. Jesus, ao ver a fé daqueles que trouxeram o paralítico, primeiramente perdoa seus pecados, mostrando que sua missão vai além da cura física, abrangendo a restauração espiritual do ser humano.

 

Este milagre é uma representação da ação salvífica de Cristo na vida dos pecadores. O teto que é aberto para baixar o paralítico simboliza a ruptura das barreiras entre o homem e Deus, barreiras estas que são desfeitas pela fé. A fé que move montanhas, neste caso, remove obstáculos físicos e espirituais, trazendo o homem enfermo para perto de Jesus.

 

A reação dos fariseus e dos doutores da lei, que questionam a autoridade de Jesus para perdoar pecados, reflete um coração endurecido e fechado à verdadeira mensagem do Evangelho. Ao contrário, a fé demonstrada pelos amigos do paralítico, que não mediram esforços para aproximá-lo de Jesus, é um exemplo de perseverança e confiança na misericórdia divina.

 

Este evangelho nos convida a refletir sobre nossa própria fé e como ela nos leva a agir. Somos chamados a ser como os amigos do paralítico, que não hesitaram em buscar Jesus para alcançar a cura, tanto física quanto espiritual, para seu amigo. Nosso papel como cristãos é sermos intermediários da graça de Deus, ajudando outros a se aproximarem Dele, independentemente dos obstáculos que possam surgir.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como posso fortalecer minha fé para superar os obstáculos que me impedem de me aproximar de Jesus?

2. De que maneira posso ajudar os outros a encontrarem a cura e o perdão em Cristo?

3. Reflito sobre as barreiras que existem em meu coração, que me impedem de receber plenamente a misericórdia de Deus?

 

Mensagem final:

Que este dia seja uma oportunidade para renovar nossa fé e derrubar as barreiras que nos separam de Deus. Que, como os amigos do paralítico, possamos trazer os outros para mais perto de Cristo, confiando sempre em Sua misericórdia e amor.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page