top of page

A Anunciação: O Fiat de Maria e o Início da Redenção

Liturgia Diária:

Dia: 08/04/2024 - Segunda-feira


Evangelho: Lc 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres”. Mas ela, vendo-o, perturbou-se com suas palavras e considerava que saudação seria essa. E o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará na casa de Jacó eternamente, e o seu reino não terá fim”. Maria então disse ao anjo: “Como será isso, se não conheço homem?” E o anjo, respondendo, disse-lhe: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso também o santo que de ti nascer será chamado Filho de Deus. E eis que Isabel, tua parenta, também concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês para ela, que era chamada estéril, porque para Deus nada será impossível”. Então, Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela.”


Ilustração da Anunciação: Maria, surpresa e reverente, recebe a visita do luminoso Arcanjo Gabriel em sua humilde casa de Nazaré, simbolizando a mensagem divina.

Reflexão:

A Solenidade da Anunciação do Senhor, celebrada nesta passagem de Lucas, nos introduz ao mistério da Encarnação, o momento em que a Palavra se fez carne no ventre de Maria, marcando o início de nossa redenção. Este evento não apenas revela a grandeza de Maria, escolhida desde toda eternidade para ser a Mãe de Deus, mas também ilumina a profunda humildade e fé que caracterizam sua resposta ao plano divino.

A saudação do anjo Gabriel a Maria, “cheia de graça”, anuncia que ela é a mais bendita entre todas as mulheres, preparada por Deus para uma missão única. A perplexidade de Maria diante da saudação angélica reflete a humildade e a pureza de seu coração, que busca compreender, não a partir do orgulho, mas da fé.

O diálogo entre Maria e o anjo destaca a soberania de Deus e Sua intervenção na história humana, trazendo à luz que, no plano divino, não há espaço para o impossível. O “sim” de Maria, seu “fiat”, é o ato de fé e obediência definitivo, que abre a humanidade para a ação salvífica de Deus.

Este momento é um convite para refletir sobre nossa própria disposição em dizer “sim” ao que Deus nos pede, confiando plenamente em Seu poder e amor. A Anunciação nos ensina sobre a importância da abertura ao Espírito Santo e da prontidão em servir ao Senhor, seguindo o exemplo de Maria.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Como respondo ao chamado de Deus em minha vida com um “sim” fiel e confiante?

2. De que maneira posso cultivar a humildade e a obediência de Maria em minha jornada espiritual?

3. Como posso estar mais aberto à ação do Espírito Santo, permitindo que Ele realize o impossível em mim?


Mensagem Final:

A Anunciação nos lembra que, diante do chamado divino, nosso “sim” pode abrir as portas para a realização dos planos de Deus em nossa vida. Que possamos acolher com fé e amor o convite à participação ativa na história da salvação, inspirados pelo fiat de Maria.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page