top of page

A Anunciação: Fé e Humildade de Maria

Liturgia Diária:

Dia 20/12/2023 - Quarta-feira

 

Evangelho: Lucas 1,26-38

"No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo'. Maria, perturbada com estas palavras, pensava que saudação seria esta. Disse-lhe então o anjo: 'Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Disse Maria ao anjo: 'Como se fará isso, pois não conheço homem?' Respondeu-lhe o anjo: 'O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o santo que de ti nascer será chamado Filho de Deus. Eis que Isabel, tua parenta, também concebeu um filho em sua velhice; e este é o sexto mês para ela, que era chamada de estéril; porque para Deus nada é impossível'. Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra'. E o anjo afastou-se dela."

 

 ilustração hiper-realista baseada em Lucas 1:26-38, retratando o momento da Anunciação, com o Anjo Gabriel aparecendo à Virgem Maria.

Reflexão:

Lucas 1,26-38 relata o Anúncio da Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, um evento central na fé cristã conhecido como a Encarnação. Esta passagem é rica em simbolismo e significado, oferecendo profundos insights teológicos e espirituais.

A Escolha Divina de Maria: Maria, uma jovem virgem de Nazaré, é escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. Esta escolha reflete a graça de Deus e a importância da humildade e da pureza. Maria é um modelo de fé e obediência, respondendo com um "sim" corajoso e confiante à chamada de Deus, mesmo diante de circunstâncias incompreensíveis e desafiadoras.

A Encarnação do Verbo: O anúncio de que Maria conceberá e dará à luz um filho, que será chamado Jesus, marca o momento da Encarnação, quando Deus se torna humano. Este mistério é central na teologia cristã, simbolizando a união do divino com o humano, o céu com a terra. A Encarnação revela o amor profundo de Deus pela humanidade, um amor que se manifesta na disposição de compartilhar plenamente nossa experiência humana.

O Papel do Espírito Santo: A concepção de Jesus é obra do Espírito Santo, um ato divino que transcende a compreensão humana. O Espírito Santo, como agente da criação e da nova criação em Cristo, é fundamental para a realização do plano de salvação de Deus.

A Resposta de Maria: O "faça-se em mim segundo a tua palavra" de Maria é um exemplo poderoso de fé e entrega. Sua resposta não é passiva, mas um ato de coragem e confiança profunda em Deus. Maria se torna, assim, um modelo para todos os cristãos, chamados a responder com fé e abertura aos planos de Deus em suas vidas.

A Universalidade da Salvação: A Anunciação prenuncia a missão salvífica de Jesus, que não se limita a Israel, mas se estende a toda a humanidade. A chegada de Jesus simboliza a abertura de um novo caminho de reconciliação, redenção e amor divino para todos.

Refletindo sobre Lucas 1,26-38, somos convidados a contemplar o mistério da Encarnação e o exemplo de Maria. Essa passagem nos desafia a acolher a presença de Deus em nossas vidas com fé e a responder com confiança e amor ao chamado divino, independentemente de quão misterioso ou desafiador esse chamado possa ser. É uma lembrança de que, através da fé e da obediência, podemos participar ativamente do plano redentor de Deus.

 

Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1.    Como posso imitar a humildade e a abertura de Maria à vontade de Deus em minha vida?

2.    De que forma posso responder com fé aos chamados de Deus, mesmo diante do incerto e do miraculoso?

3.    Em que áreas da minha vida preciso confiar mais na promessa de que "para Deus nada é impossível"?

 

Mensagem final:

Que a Anunciação nos inspire a acolher com fé e humildade os desígnios de Deus, lembrando-nos da promessa de que, com Ele, todas as coisas são possíveis. Que Maria, Mãe de Deus, seja nosso modelo de confiança e entrega incondicional ao plano salvífico do Senhor.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page