Liturgia Diária:
Dia 07/11/2024 - Quinta-feira
Evangelho: Lucas 15,1-10
"Os publicanos e pecadores se aproximavam de Jesus para ouvi-lo. Mas os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: ‘Este homem acolhe os pecadores e come com eles.’ Então Jesus lhes contou esta parábola: ‘Qual de vós, possuindo cem ovelhas e, perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E, quando a encontra, a põe alegremente nos ombros e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida. Eu vos digo: do mesmo modo haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento. Ou qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura com cuidado até encontrá-la? E, quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que tinha perdido. Eu vos digo: do mesmo modo haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.’”
Reflexão:
No evangelho de hoje, Jesus revela o imenso amor e misericórdia de Deus para com os pecadores, por meio das parábolas da ovelha perdida e da dracma perdida. Ao descrever o pastor que vai atrás de uma ovelha perdida e a mulher que procura com diligência uma dracma, Jesus nos mostra o cuidado e a dedicação de Deus em buscar cada um de nós quando nos afastamos Dele. Não há pecado ou situação que possa nos afastar da possibilidade de sermos encontrados por Ele.
A atitude dos fariseus e escribas, que murmuravam contra Jesus por Ele acolher os pecadores, é um contraste com a generosidade do coração de Deus. Santo Agostinho reflete sobre isso ao afirmar que “a misericórdia de Deus é maior que qualquer pecado”. Jesus não se conforma com a perda de nenhum de seus filhos, e sua missão é buscar o perdido, curar os corações feridos e trazer de volta à vida aqueles que estão no caminho da morte espiritual.
A alegria expressa no reencontro da ovelha e da dracma é uma representação da alegria de Deus e dos anjos no céu por cada pecador que se arrepende. Este é um chamado para nós, cristãos, para termos o mesmo olhar compassivo e acolhedor para com aqueles que se afastaram da fé. Não somos chamados a julgar, mas a nos alegrar com a conversão e o retorno de nossos irmãos, refletindo a misericórdia que Deus nos oferece diariamente.
Pensamentos para Reflexão Pessoal:
1. Como posso me esforçar mais para acolher aqueles que estão distantes da fé, oferecendo-lhes o amor e a misericórdia de Deus?
2. Tenho consciência do valor que Deus me dá, mesmo quando me perco, e da Sua disposição em me buscar?
3. Como posso me alegrar mais com o arrependimento e a conversão, tanto na minha vida como na vida dos outros?
Mensagem final:
Que possamos sempre lembrar da infinita misericórdia de Deus, que nunca desiste de nos buscar. E que, como Ele, saibamos acolher os que se arrependem e partilhar da alegria do Céu por cada alma que retorna ao amor do Pai.
Comments